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Etapa rápida voltou a penalizar velocidade de ponta do Mitsubishi
Português fez décima melhor marca do dia e único susto aconteceu já na ligação final
Embora realizada a uma sexta-feira, a 13ª e penúltima etapa do Argentina-Chile Dakar 2010 não foi, felizmente, de “azar” para Carlos Sousa. O português cumpriu sem grandes problemas os 368 quilómetros cronometrados da especial, garantindo, no final, a décima melhor marca do dia. Mais importante que isso, e quando já só fica a faltar uma etapa para o final desta 32ª edição, o piloto da JMB Stradale praticamente confirmou o sexto lugar da classificação geral e o primeiro dos não-oficiais, naquele que passará a ser o seu quarto melhor resultado de sempre em 12 participações no maior e mais difícil rali do mundo. Amanhã, em dia de aniversário, Carlos Sousa terá a sua etapa de consagração antes da chegada a Buenos Aires...
Com apenas mais cerca de 200 quilómetros ao cronómetro pela frente, e salvo qualquer imponderável de última hora, Carlos Sousa terá já assegurado, em definitivo, um brilhante sexto lugar da classificação geral, nesta que foi a sua primeira participação no novo figurino sul-americano do Dakar.
Apontando como principal objectivo uma presença no top-10 final, consciente que estava das limitações do seu carro, do potencial das equipas oficiais e também do facto de estar afastado da competição desde Setembro passado, a verdade é que Carlos Sousa depressa superou as melhores expectativas, nunca baixando de oitavo da geral desde o segundo dia de prova e chegando inclusivamente a posicionar-se na quarta posição, imediatamente atrás do trio oficial da favorita Volkswagen.
Sol de pouca dura, é verdade, com o português a ter uma etapa repleta de percalços antes do dia de descanso, baixando dois lugares na geral para, apenas dois dias depois, se fixar no actual sexto lugar e como melhor dos representantes dos carros a gasolina: “Sinceramente, acho que estamos a fazer um bom trabalho e uma excelente prova. À nossa frente temos apenas equipas oficiais e carros diesel que neste rali, e fruto do actual regulamento, são imbatíveis”, afirma Carlos Sousa, já em jeito de balanço final.
“Com aquilo que dispunhamos nesta edição e face às conhecidas limitações do nosso carro, só posso estar muito satisfeito. Espero apenas ultrapassar sem problemas o último dia e festejar duplamente amanhã à chegada a Buenos Aires”, desejou o piloto português que, amanhã, cumpre o seu 44º aniversário.
Relativamente à longa de etapa de hoje, e salvo “um pequeno susto já no decorrer da última ligação, devido a um pequeno barulho na caixa de velocidades, entretanto já resolvido na assistência, tudo correu normalmente. Na parte inicial, as dunas não eram assim tão difíceis como esperávamos e perdemos apenas algum tempo a descobrir um ‘way-point’. Daí para a frente, a especial não era tão interessante, sobretudo para as características do nosso Mitsubishi. O percurso era muito, muito rápido e voltamos a perder bastante por falta de potência e velocidade de ponta. Mas cumprimos o principal objectivo, mantendo a nossa posição à geral e acautelando qualquer imponderável mecânico nesta fase final de rali”, concluiu Carlos Sousa, já depois da chegada ao bivouac de Santa Rosa, no rescaldo de uma especial em que foi o décimo mais rápido do dia.
CLASSIFICAÇÃO ETAPA 13
1º Peterhansel BMW 2h58m25s
2º Al-Attiyah VW + 1m21s
3º Chichérit BMW + 3m45s
4º Sainz VW + 3m53s
5º Miller VW + 7m29s
(…)
10º SOUSA Mitsubishi + 17m00s
GERAL APÓS ETAPA 12
1º Sainz VW 45h49m42s
2º Al-Attiyah VW + 2m48s
3º Miller VW + 31m38s
4º Peterhansel BMW + 2h16m49s
5º Chichérit BMW + 4h02m42s
6º SOUSA Mitsubishi + 4h26m32s
A ETAPA DE AMANHÃ: FELICITAR OS HERÓIS
Etapa 14: Santa Rosa - Buenos Aires
Ligação: 166 km
Especial: 206 km
Ligação: 335 km
Total: 707 km
De início ao fim, a concentração é o ingrediente chave para esta etapa final onde as estatísticas falam por si: há sempre desistências a curta distância da meta. Os 206 km da especial, em terreno muito rápido, devem ser percorridos com extremo cuidado. No final, os heróis desta 32ª edição serão inicialmente recebidos na vila de San Carlos de Bolivar. Os aficionados certamente acorrerão em massa. Depois da avalanche de emoções, os concorrentes dirigir-se-ão à capital Buenos Aires, onde uma imensa multidão os aguardará para mais momentos gloriosos. Para Carlos Sousa, o dia é duplamente especial, pois coincide com o seu 44º aniversário.
CURIOSIDADE DO DIA: CARLOS SOUSA OFERECE CAPACETE E LUVAS A “AMIGOS” DO FACEBOOK E TWITTER
Carlos Sousa vai oferecer o capacete e as luvas que está a usar no Argentina-Chile Dakar 2010 a dois seguidores do seu Facebook e do seu Twitter. O piloto lançou-se nas Redes Sociais da Internet no primeiro dia de prova e, nesta altura, conta já com perto de dois mil “amigos” ou “seguidores”. Durante os 15 dias de rali, recebeu já mais de três mil mensagens de apoio por esta via, pelo que resolveu agradecer aos fãs que tanto o têm apoiado desta forma. O capacete e as luvas serão entregues pessoalmente pelo próprio Carlos Sousa aos internautas que escreverem as melhores frases sobre a sua participação no Dakar deste ano. As frases estão, desde ontem, a ser colocadas e votadas no Twitter e no Facebook do piloto com a referência #frasecsousa e um máximo de 140 caracteres.