
A etapa de hoje, que estava inicialmente prevista para ter um total de 629kms dos quais 203 cronometrados, foi encurtada pela organização do Dakar e irá ter apenas 163kms de sector cronometrado, reduzindo assim o total para 589kms. Também a hora de partida para esta especial foi atrasada. Ambas as decisões foram motivadas pelos diversos incidentes e dureza da etapa de ontem, que colocaram diversas equipas em dificuldades. A etapa, que ficou caracterizada por uma inesperada dureza, colocou inumeros problemas aos pilotos, tendo grande parte ficado muito tempo "presos" dentro da especial e não conseguido chegar a tempo a Bivouac instalado em Fiambalá.
A etapa de hoje é marcada por 2 factos. O primeiro é a passagem dos Andes e cruzamento da fronteira da Argentina para o Chile. A caravana irá atravessar a Cordilheira dos Andes em percurso de ligação, mas ainda assim esta viagem não deixará de ter os seus pontos de dureza, pois em alguns locais a viagem far-se-á acima dos 4000 metros e a temperaturas muito baixas. O segundo facto marcante desta etapa é a entrada no Deserto Atacama, onde a maior parte do Dakar terá lugar. Esta é a primeira especial de deserto "a sério", e aqui os participantes poderão testar como estão as suas máquinas preparadas para esta parte da corrida.
No entanto, tal como foi dito atrás, a Organização atrasou e encurtou a especial de hoje, numa tentativa de permitir que os concorrentes que mais sofreram ontem, conseguissem manter-se em prova.
Fonte: Todoterreno.pt