quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Ruben Faria com primeiro dia à vista


A preparação para o Dakar 2010 termina hoje. Amanhã a prova arranca de Buenos Aires para o primeiro dia na estrada, que sera cumprido em formato de ligação entre a capital da Argentina e localidade de Colón. Serão 317 quilómetros de estrada onde essencialmente os pilotos da imensa caravana deste Dakar 2010 irão tomar o seu primeiro contacto com o esperado ‘banho de multidão’ logo após as festividades de final de 2009 e entrada em 2010.

‘Hoje vamos comemorar o final de ano num restaurante que irá funcionar apenas para os elementos da equipa.’ confidenciou Ruben Faria. ‘Naturalmente que a festa será curta e cedo estaremos a descansar para a grande partida de amanhã.’ revelou ainda o piloto da Vodafone que será o 19º no palanque de partida no arranque oficial do Dakar 2010.

‘Esta é a minha estreia no Dakar na América do Sul e todos falam dos muitos milhares de argentinos que acorreram à partida no passado ano. Será o primeiro contacto com os fervorosos adeptos do país, mas estou tranquilo.’

Em 2009 os números oficiais da organização indicaram que estiveram presentes meio milhão de pessoas na Plaza de la Républica, onde a prova se iniciou junto ao proeminente obelisco aí existente. O restante percurso irá atravessar uma grande fatia da cidade de Buenos Aires e depois ao longo dos subúrbios da capital argentina até chegar a Colón, uma localidade de dimensões bem menores e que de acordo com dados de 2001 tinha pouco mais de 23.000 habitantes, estando ainda inserida na provincia de Buenos Aires.

‘Tudo está pronto, tanto no que diz respeito à equipa como em relação a mim próprio. A nossa estratégia está definida desde o primeiro momento e agora estamos todos já algo desejosos para que comece este Dakar. Esta manhã colocámos as nossas motos em Parque-Fechado e agora apenas nos resta esperar pelo arranque da prova. Para mim a ligação será mais uma excelente oportunidade para me habituar à moto, antes da primeira especial a sério no dia seguinte.’


Comentários de Ruben Faria pouco depois de ter colocado a KTM Rally com o número 19 no Parque-Fechado que alberga todos os veículos de competição deste Dakar 2010.