segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Ruben Faria no Rali de Marrocos


Vencedor do Rallye Guy Hoquet no passado ano, Ruben Faria está de regresso a África para participar no Rallye de Marrocos – Shamrock, prova com mais de 2500 quilómetros que arrancou hoje a sul da cidade de Zagora e que termina na próxima sexta-feira. Entre os melhores do mundo na especialidade, onde se incluem os vencedores do Dakar Marc Coma e Cyril Després, Ruben Faria está em prova aos comandos de uma Yamaha 450 e no primeiro dia de prova terminou na sétima posição da geral e segunda da classe 450cc.

Este dia de abertura do Shamrock 2009 contou com uma ‘boucle’ junto à cidade de Zagora, com um total de 298 quilómetros,dos quais 277 cronometrados, no final das duas voltas ao percurso idealizado pela organização. ‘Foi um dia de abertura que marcou o meu regresso a África e também ás lutas no Mundial da especialidade, infelizmente de forma um pouco abaixo do que esperava.’ referiu o piloto da Yamaha no final da jornada. ‘No final da primeira volta todos nós (pilotos das motos) entrámos na derradeira passagem pelo percurso em conjunto com os últimos automóveis e os camiões. Os primeiros pesados partiram cerca de cinco minutos antes de mim e rapidamente tive que ultrapassar alguns deles. Com tudo isto acabei por rodar durante 40 quilómetros atrás da Elisabete Jacinto e terminei apenas em sétimo da geral e segundo da classe.’ comentou igualmente o piloto da TMN.

‘O dia ficou marcado por esse contratempo, mas neste regresso à competição fiquei satisfeito porque a minha moto – equipada com o kit da Dakarteck – esteve sempre em perfeitas condições e senti-me bastante à vontade com a mesma, sem registar nenhuma queda nem dificuldades de qualquer espécie. Esta foi apenas a primeira especial e estou confiante em poder lutar pela vitória na classe e um lugar entre os cinco primeiros da geral.’
Ruben Faria enfrenta amanhã os 557 quilómetros da segunda especial com seis minutos de atraso para o primeiro classificado na sua classe, o francês Olivier Pain, contando com uma dezena de diferença para o vencedor desta primeira especial, e por isso comandante da prova, o espanhol Jordi Villadoms. O pó e a dupla passagem por uma ‘volta’ onde o pó e algumas zonas de pedra podem ajudam a fazer a diferença marcam o segundo dia de prova.