A equipa Yser Racing Team tem tudo a postos para a edição de 2009 da Baja 500 Portalegre, prova que encerra o Campeonato de Portugal de TT e também o Troféu Ibérico da especialidade. Para a formação representada pelas duplas Filipe Campos/Jaime Baptista e Bernardo Moniz da Maia/Joana Sotto-Mayor o evento levado a cabo pelo ACP e que é, sem margem para dúvida, a mais carismática das rondas portuguesas de Todo-o-Terreno, tem nesta sua 23ª edição uma série de aliciantes adicionais que fazem com que seja encarada como um desafio único no culminar de uma época recheada de sucessos.
Pois é de olhos postos na vitória em várias frentes que as duplas dos BMW X3 com as cores da Yser Racing Team vão apresentar-se em Portalegre. Ocupando os dois primeiros lugares das competições em liça (Campeonato de Portugal e Troféu Ibérico), Filipe Campos e Bernardo Moniz da Maia vão ter sobre si todos os “holofotes” – Filipe Campos é o líder da competição nacional com quatro pontos de vantagem sobre Bernardo Moniz da Maia, enquanto este lidera o Troféu Ibérico somando mais três pontos que o colega de equipa.
Toda a equipa está ciente do que tem pela frente, nomeadamente uma fortíssima armada de adversários e, como vem sendo hábito, uma prova longa, muito dura e que tantas vezes tem tido desfechos inesperados. Por tudo isto, a prova de encerramento da temporada tem sido preparada com enorme afinco, isto quer no plano da preparação das viaturas de prova, mas também em termos estratégicos. Aliás, esta será a última amostra do ano da forma altamente profissional como a formação encara cada evento, postura esta que à entrada do último evento da temporada lhe vai valendo não só as melhores posições nas duas competições com as quais está comprometida, mas também uma série de exibições de altíssimo nível, quer em Portugal quer fora de portas.
Para Filipe Campos esta é uma prova “com características únicas e que me motiva sempre muito... Trata-se da primeira prova de TT que houve em Portugal, foi a primeira prova que disputei e foi criada pelo homem que eu sempre admirei muitíssimo e que, infelizmente já não está entre nós, o José Megre. Por tudo isto, disputar a Baja de Portalegre é, em primeiro lugar motivo de uma enorme alegria. No que diz respeito às nossas expectativas e ao que a equipa pretende fazer, sei que vou repetir-me, mas a verdade é que nós vamos para ganhar. Porém, reconheço que por tudo o que está em jogo, já pensámos e discutimos muito sobre o tema, nomeadamente o facto de eu estar em vantagem no campeonato, de esta prova atribuir pontos adicionais, com uma pontuação extra por etapa. Todos estes “argumentos” fazem com que, ao contrario do que aconteceu até aqui, a nossa maneira de estar possa sofrer alterações, eventualmente até já no decorrer da prova.”
De referir que Filipe Campos já venceu a Baja 500 Portalegre por três vezes (1996, 1998 e 2001) tendo ainda assegurado nesta mítica ronda do TT nacional mais dois terceiros lugares (1999 e 2002) e um segundo, em 2008, já com o BMW X3 da Yser Racing Team.
Por seu turno, Bernardo Moniz da Maia assume que esta vai ser “uma jornada exigente a vários níveis. Temos a equipa muito bem classificada nas duas competições em que nos envolvemos e isso, sendo positivo, coloca-nos também sob alguma pressão. Ainda assim, acima de tudo, eu vou andar para conseguir o maior número de pontos possível. Em termos de Troféu Ibérico, as contas estão mais a nossa favor, já que dificilmente o título fugirá à equipa. No campeonato nacional a minha posição é vantajosa, mas sei que terei que andar o melhor que puder para manter o segundo lugar.”
Sobre a forma como a equipa tem evoluído e, consequentemente, os resultados que tem assegurado, aquele que é o mentor da Yser Racing Team não esconde a sua satisfação e sublinha que “temos trabalhado com enorme afinco e temos sido recompensados por isso. No meu caso particular, o facto de termos feito muitas provas, muitas vezes com periodicidade quase semanal, tem-me permitido evoluir bastante e adquirir um ritmo que, de outra forma, era mais difícil de alcançar. O meu desejo é que as coisas continuem a correr-nos tão bem como até aqui e que em Portalegre voltemos a ter motivos para comemorar.”
A Baja 500 Portalegre, oitava prova do Campeonato de Portugal de TT e quarta do Troféu Ibérico, terá início no dia 29 de Outubro, terminando no dia 31, contará com duas etapas e três especiais, que totalizam aproximadamente 560 quilómetros ao cronometro. Portalegre volta a acolher a base da prova.
Campeonato de Portugal de TT (Após 7 provas):
1º Filipe Campos, 53 pontos
2º Bernardo Moniz da Maia, 49
3º Carlos Sousa, 47
4º Miguel Barbosa, 42
5º Nuno Matos, 29
Classificação – Troféu Ibérico de Todo-o-Terreno
1º Bernardo Moniz da Maia, 21 pontos
2º Filipe Campos 18
4ºs Rui Sousa, 12
5º Nani Roma e Hélder Oliveira 10.
sábado, 17 de outubro de 2009
Filipe Campos e Bernardo Moniz da Maia na “finalíssima” do Campeonato de Portugal e do Troféu Ibérico
Publicado em sábado, outubro 17, 2009