terça-feira, 27 de outubro de 2009

Elisabete em 3º, na estreia do MAN TGS nas dunas


Segundo sector selectivo anulado por questões de segurança

A 3ª etapa do Shamrock 2009 ficou marcada pela estreia do novo MAN TGS nas dunas e pela adaptação de Elisabete Jacinto à sua condução neste tipo de piso. Depois da vitória alcançada na etapa de ontem, a piloto do Team Oleoban/MAN Portugal averbou hoje a terceira posição entre os camiões, numa etapa cujo segundo sector selectivo foi cancelada para a maioria dos concorrentes, por questões de segurança.

“Foi a nossa estreia nas dunas com este novo MAN TGS e de facto sinto que ainda tenho muito que aprender. Requer uma abordagem bastante diferente da exigida pelo M2000, mas aprendi muito nestes quilómetros e alguns erros já não voltarei a cometer. Ainda não acertámos bem com as pressões, pelo que tivémos duas longas paragens.Uma vez o pneu saiu da jante e mais à frente tivémos novo furo, o terceiro nesta prova”
, refere Elisabete Jacinto que acrescenta: “Sabia que hoje não poderia estar ao nível dos meus mais directos adversários, mas acho que no resto da etapa andei muito bem e estou bastante satisfeita com os progressos que temos registado. É muito importante esta aprendizagem, para no Africa Race podermos estar em perfeitas condições”.

Classificação da 3ª etapa
Auto: 1º Peterhansel/Cottret (BMW), 4h54m13s; 2º Novitsky/Schulz (BMW), a 47m37s; 3º Davoy/Jourdin (Buggy), a 1h40m31s.
Camião: 1º Tomecek/Moraveck (Tatra), 3h18m24s; 2º Kovacs/Czegledi/Toth (Scania), a 58m29s; 3º E.Jacinto /Velhinho/Cochinho (MAN), 1h04m38s.

Denominada “As Minas de Bleida” a próxima etapa é a mais longa etapa do rali e, segundo a organização, a mais dura. Durante os primeiros 60 quilómetros a pista é muito dura, com muitos sulcos criados pela chuva, serpenteia os flancos da montanha e terá de passar por diversos oueds (rios secos). Após atravessar as minas de Bleïda, o percurso melhora até chegar ao sopé do Foum Zguid. O fim da especial é variado e durante 40 quilómetros alterna entre pista rolante, por vezes arenosa, percurso mais técnico, fora de pista rápido e pequenas dunas, até atingir a linha de chegada.