
Encerramos hoje a nossa série de entrevistas, com umas perguntas a mais um campeão nacional. Pedro Grancha começou de mota no enduro e só em 2001 passou para as 4 rodas, para mais tarde, em 2006, se tornar campeão nacional de TT e em 2008 ser campeão Ibérico de T1.
O piloto de Cascais actualmente tripula uma Nissan Navara Off-Road, foi 3º classificado no último campeonato e este ano fez apenas algumas provas com destaque para o 3º lugar alcançado na última prova em Beja.
Competi durante mais de 10 anos em motos em enduro e todo o terreno e em 2001 a vida profissional já não permitia os treinos e a forma física necessárias para poder continuar a competir resolvi experimentar o TT automóvel.

O actual cenário no TT nacional não me permite sonhar muito alto mas acredito que com persistência e dedicação os resultados sempre aparecem.
Este ano não fizeste todas as provas do CPTT, mas ainda conseguiste um excelente 3º lugar nos Montes Alentejanos. Esperas fazer mais provas ainda este ano?
Provavelmente irei falhar o Rally de Castelo Branco mas certamente estarei em Portalegre.
A Navara Off-Road é um bom carro de TT mas feito para longas provas tipo Rally Raid. O sistema de suspensão e diferenciais e principalmente o motor a gasolina creio ser o seu ponto mais fraco relativamente aos BMW que são carros muito bons e evoluídos pois contam com o desenvolvimento de uma equipa de fábrica. Os meios e os recursos de que dispõem permitem que estejam sempre a evoluir o que vai deixando para trás os carros do tipo da Navara.

Estou satisfeito com a minha carreira no TT pois tenho conseguido bons resultados mesmo não tendo os mesmos meios doutras equipas e não dispondo dos melhores carros.
Das provas portuguesas, qual é aquela que te dá mais gozo participar? Porquê?
Sem dúvida que é Portalegre. A festa do TT nacional, o nº de participantes, o envolvimento do público e as pistas sinuosas e rápidas do Alto Alentejo, e bem molhadas na época em que se realiza a prova, são os principais factores da minha escolha.

Espero que a economia do pais melhore para que possamos novamente voltar a encontrar patrocínios que nos permitam participar numa próxima edição. Por mim estou pronto!

Acho que é uma prova fantástica pelos locais que percorre e pela competição que encerra. Quanto a mim só não deveria chamar-se Dakar pois o verdadeiro Dakar é em África.
Começamo-nos a aproximar do final do ano. Quais são os planos competitivos para 2010?
Neste momento são uma incógnita!
Tens ainda algum sonho por cumprir no Todo-o-Terreno?
Tenho ainda muitos sonhos por cumprir! Um Dakar … no top ten!; Participar em todas as provas da taça do mundo……e outros…
Quais consideras serem as medidas mais correctas para combater a crise económica que o Todo-o-Terreno atravessa?

Tens alguma história caricata nas corridas que nos queiras contar?

MaisTT - Luís Marques e Manuel Cordeiro