segunda-feira, 21 de setembro de 2009

"Dobradinha" da Yser Racing Team


Filipe Campos venceu e Bernardo Moniz da Maia foi segundo e mantém liderança do Troféu Ibérico de Todo-o-Terreno

A equipa Yser Racing Team cumpriu à risca os objectivo que havia estabelecido para esta presença na Baja Tierras d’El Cid ao assegurar o primeiro e segundo lugares, através de Filipe Campos/Jaime Baptista e Bernardo Moniz da Maia/Joana Sotto-Mayor, respectivamente.

Filipe Campos dominou por completo esta terceira ronda do Troféu Ibérico e acabou por alcançar uma vitória folgada, sem sequer ter imposto um forte ritmo. Aliás, o avanço conseguido na primeira passagem pelos 225 quilómetros do percurso permitiu-lhes parar na zona de assistência, mesmo a contar para o tempo final, e descomprimir durante alguns minutos.

Quanto a Bernardo Moniz da Maia delineou a estratégia correcta para “atacar” a prova de Burgos e ao terminar no segundo posto final acabou por manter a sua posição de líder do Troféu Ibérico e ao mesmo tempo evitar o risco de danificar o seu BMW X3 de modo a que, dentro de quatro dias, este possa estar em plenas condições à partida da Baja Terras da Raia (Castelo Branco). Aliás a dupla Moniz da Maia/Sotto-Mayor segurou com autoridade a segunda posição e nem um engano no percurso que os fez perder mais de cinco minutos, impediu que a Yser Racing Team repetisse o resultado Prólogo, ou seja o primeiro e segundo lugares. Mesmo assim, este segundo lugar final, faz com que a equipa mantenha as suas aspirações em termos de competição ibérica, mantendo o piloto de cascais a posição de líder, enquanto atrás de si, a três pontos, passou a ter o seu colega de equipa, Filipe Campos.

À chegada à Lerma (centro operacional da Baja Tierras d’El Cid, Filipe Campos estava obviamente contente, sublinhando que “é sempre importante conseguir uma vitória para a equipa. Para nós foi uma prova a um ritmo diferente do habitual, bem mais calmo, mas o importante é que conseguimos vencer e o resultado da equipa é uma vez mais muito positivo.”

Por seu turno, Bernardo Moniz da Maia referiu que: “este foi mais um excelente resultado da Yser Racing Team. O Filipe alcançou uma vitória impressionante e eu e a Joana fomos segundos, o que faz com que a equipa esteja ainda mais forte em termos de Troféu Ibérico de TT. Para nós foi uma prova interessante, em que na fase final acabámos por atacar um pouco mais, no sentido de manter a segunda posição. Deste modo, vamos para Portalegre, derradeira prova do Troféu, com dois carros em posição de assegurar o título ibérico.”

Classificação Final:
1º Filipe Campos/Jaime Baptista (BMW X3), 5h17m57ss
2º Bernardo Moniz da Maia/Joana Sotto-Mayor (BMW X3), a 19m53s
3º Rui Sousa/Carlos Silva (Isuzu), a 20m53s

Classificação – Troféu Ibérico de Todo-o-Terreno
1º Bernardo Moniz da Maia, 21 pontos
2º Filipe Campos 18
4ºs Rui Sousa, 12
5º Nani Roma e Hélder Oliveira 10.