domingo, 26 de julho de 2009

Roma vence, Campos em 3º e Rui Sousa em 6º


O intenso final de competição que se viveu na Baja España-Aragón , teve como resultado o triunfo do catalão Nani Roma nos automóveis, que assim repetiu o resultado de 2005, e iguala o record que até hoje pertecia apenas a Isidre Esteve. O piloto que parecia ter tudo para ganhar, o seu companheiro de equipa Stéphane Peterhansel, sofreu problemas de travões no seu carro na parte final do primeiro sector especial de classificação, e , apesar de ter feito uma espetacular recuperação de tempo no último sector do dia, não conseguiu recuperar os segundos perdidos para Roma. Apesar desta complicação para o Francês, e outra para Chicherit os três BMW da X-Raid funcionaram na perfeição nesta Baja, tendo ainda o Português Filipe Campos conseguido alcançar o terceiro lugar do podium. Também ele repete a classificação, já que na edição de 2008 obteve o mesmo resultado.

Atrás, a quarta posição da geral foi supreendente para o Francês Misslin, de JMB Racing. Em quinto ficou Van Deijne, mais um repetente. Sexto lugar para Rui Sousa, sétimo Zapletal, oitavo Schlesser, nono Tráglio e décimo Bernardo Moniz da Maia. O segundo melhor espanhol foi Francesc Termens.

Muitos dos abandonos de hoje foram provocados pelas dificuldades colocadas pelo grande calor e ausência de vento, que fazia com que existisse uma grande quantidade de pó suspensa sobre a pista. Entre os abandonos na primeira parte estão nomes como os dos Russos Mironenko e Solovyev, Piñón (andinas Racing), Lardon (avaria), Chillida (avaria), J. De Dios (capotou), Fast, Van Loon, Belloso, Grasa, Sánchez e Gameiro. O histórico Aragonés da Suzuki Colás Motor, Vicente Colás, foi também obrigado a abandonar, e fica mais uma vez sem conseguir finalizar a prova, edição esta em que contava com o marinheiro Álvaro de Marichalar como copiloto. No segundo sector a má sorte bateu á porta de José María Hernández e Rafael Martínez, que também não conseguiram chegar até final.

Nas motos, a luta cerrada que manteviram Farrés e Viladoms pela obtenção da vitóra, foi favorável a Farrés que assim pode festejar a vitória na Baja. O piloto da KTM dominou a Baja de príncipio a fim, demonstrando que não assusta a presença de nomes como Casteau, Toral, ou o seu próprio companheiro de equipa, Jordi Viladoms. Atrás dos pilotos da KTM, Juan Pedrero que arrancou com o dorsal 252, foi a surpresa desta Baja e obteve uma excelente e merecida terceira posição final. A apenas três minutos o Espanhol, e a um passo do podium ficou, Marc Guasch, que tambem rubricou uma das suas melhores actuações , tendo ficado logo atrás Ruben Faria mesmo apesar da penalização de um minuto por sair tarde da assistência.

Nos quads, Xavi Montero não pode defender o título do ano passado, e foi Óscar Romero que subiu ao lugar mais alto do pódium nesta categoria. Com a sua Polaris recém estreada, e apesar dos problemas que sofreu, o piloto de Álava finalmente conseguiu terminar e consegue a sua primeira vitória em seis participações.

Abandonos primera etapa motos: Portolés devido a queda, Joao Rosa por avaria, Asensio, García.
Abandonos segunda etapa motos: Toral, Montero, Masante, Cunha, Blasco, Montoya

Quanto aos camiões, ainda não terminaram a corrida.

Por agora todas as classificações de todas as categorias ainda não são oficiais.

Fonte: www.todoterreno.pt