sexta-feira, 10 de julho de 2009

Rally dos Sertões na voz de Bianchi Prata


Após 10 dias de rally, 46h 37m 38s, um total de 5.056 Kms percorridos, 2.605 Kms de percurso cronometrado, 3 provas de Super Prime, o piloto BMW, Pedro Bianchi Prata, terminou mais um Rally dos Sertões.


Resumo da prova pelo piloto, Bianchi Prata:

“Antes de mais foi uma honra pela primeira vez na minha vida subir ao pódio de uma prova do mundial, aos comandos de uma BMW, e ter conquistado 22 pontos no mundial de Rally Raide.

Os objectivos para esta prova estavam bem definidos, testar a evolução da moto desde o último Dakar e lutar por um lugar entre os primeiros e poder ajudar o nosso principal patrocinador para esta prova, a POLISPORT, a aumentar a sua notoriedade no Brasil. Na minha opinião foram todos compridos e retirámos informação preciosa destes 10 dias de intensa competição.

Esta edição do Rally dos Sertões, foi a mais dura e completa das três em que participei, em termos organizativos sem nada a apontar e em termos desportivos, muito disputada pois qualquer erro implicava uma grande descida na classificação.

Os Sertões é uma prova com uma beleza única, tendo paisagens de nos deixar de boca aberta e que nos fazem lembrar desde África até à Europa, encontrando todo tipo de pisos desde areia a pedra, passando pela lama e a erva bem verde. O Brasil é um país com uma riqueza natural tão grande que em nenhum local falta uma zona verde ou água.

Foi uma competição que exigiu grande concentração pois a navegação era muito difícil e o nível técnico das especiais muito elevado, qualquer distracção poderia originar uma perda no percurso ou uma queda e deitar tudo a perder, durante os cerca de 5000 Km do rally, não sofri nenhuma queda e tive somente duas pequenas perdas no percurso.

Ao longo dos 10 dias de prova, a BMW G 450 X, esteve irrepreensível. Os dois únicos problemas que sofremos foi devido ao combustível brasileiro, nos locais de abastecimento das especiais, era de fraquíssima qualidade, sendo misturado com álcool, solventes e água, como a nossa moto está muito desenvolvida em termos electrónicos, a injecção da moto entrava em modo de segurança e não a deixava andar com gasolina de tão fraca qualidade, o que nos levou a penalizar em dois dias e ficar fora da luta por um lugar melhor.

Nos outros dias nem um parafuso se desapertou, o que revela grande fiabilidade. Em termos de estabilidade, a moto melhorou muito com as alterações que fizemos na carenagem da frente e nos depósitos de gasolina, pois a gasolina dos depósitos laterais ficou mais baixa, o que baixou o centro de gravidade da moto.

A BMW G 450 X é das melhores 450cc da actualidade, a nossa velocidade máxima em todo o Rally foi 159,8 Km/h…este valor fala por si!!!

Sem dúvida que este Rally foi um grande teste para o Dakar 2010, prova que com as novas regras, só podemos pensar na vitória. Até lá temos uma grande luta para arranjar os apoios necessários, de modo a conseguirmos montar o projecto para o Dakar 2010, mas temos a certeza que a BMW nos vai ajudar, pois uma vitória no Dakar é muito importante para o posicionamento da G 450 X no mercado mundial e um bom resultado no Dakar vale mais do que todas as modalidades no mundo juntas.”