sábado, 25 de julho de 2009

Estreia em Aragón


A nova ISUZU D-Max Proto T1 de Rui Sousa, vai estrear na Baja de Espanha, na região de Saragoça. O vencedor da Taça FIA de Bajas T2 2008, vai assim regressar actividade, de forma a retirar os primeiros indicadores sobre o projecto que vem desenvolvendo em parceria com a ISUZU e a ELF desde 2006.

Trata-se de uma nova motorização 3.0 litros da ISUZU, desenvolvida nas instalações da Prolama Competição, acoplada à unidade que Rui Sousa pilotou anteriormente. O conjunto sofreu diversas alterações de forma a aumentar a sua competitividade, e este primeiro teste é vital para o seu futuro, conforme referiu Rui Sousa; …”esta é uma evolução lógica para o projecto que a Prolama e a ISUZU lançaram em 2006. Já provamos que a nível do T2 a nosso trabalho deu indicações muito positivas, com a conquista da Taça Fia de Bajas, e agora queremos avançar para um novo estágio, com o desenvolvimento de um motor que pode servir de bases para outros pilotos e projectos. É certo que tudo é novo, e sabemos que partimos para esta aventura sem qualquer base de referência, por isso estamos conscientes que as primeiras provas vão ser fundamentais para retirarmos informação que permita um desenvolvimento mais eficaz…” referiu, visivelmente motivado com a possibilidade de voltar aos lugares da frente.

Os primeiros testes dinâmicos decorreram na passada semana na região de Reguengos de Monsaraz, e o resultado foi bastante animador, decorrendo sem qualquer percalço de assinalar. Agora é necessário um confronto directo em competição, para que seja possível aferir o nível a que se encontra esta primeira fase de trabalho dos técnicos da Prolama; “…é difícil saber onde nos vamos posicionar, mas estou muito satisfeito com o nível que o motor já demonstra neste seu primeiro nivel. Temos ainda uma faixa de progressão muito grande e vamos a Espanha para rodar sem qualquer pressão, apenas avaliar como está o trabalho feito até agora…” concluiu.

A Prolama arranca desta forma para o projecto que delineou para a presente época; a participação no Troféu Ibérico de Todo o Terreno, que teve o seu início no Rali Transibérico, e continua agora com a Baja de Espanha, seguida da Baja Tierras d’él Cid em Burgos, e por fim a tradicional Baja de Portalegre.

A deslocação a Saragoça tem inicio na próxima 5ª feira (23 Julho), disputando-se o Prólogo 6ª feira (24) e os sectores selectivos sábado (25) e Domingo (26), em mais de 650 Km cronometrados.