quinta-feira, 4 de junho de 2009

Percurso Dakar 2010


Os organizadores revelaram esta manhã quais as cidades que vão receber as etapas do Dakar 2010, que será recebido pela segunda vez consecutiva pela Argentina e pelo Chile. Os dois países decidiram arrancar com o ano de festividades que comemoram o bicentenário da sua independência com o Dakar, que irá arrancar precisamente de Buenos Aires, a 1 de Janeiro para 8600kms ( cerca de 5200 de especiais).

A pista de 2010, desenhada no sentido contrário aos ponteiros do relógio, irá rapidamente deslocar-se para norte: A primeira parte irá ser mais favorável aos pilotos mais habituados ás pistas de solo rijo. Depois de cruzar os andes, a presença do rali no Chile irá ter como foco principal a descoberta em larga medida do Deserto Atacama , com 5 etapas de areia, e praticamente sem ligações, levando os concorrentes até Iquique. A viagem de regresso à capital Argentina irá novamente permitir aos participantes apreciar uma larga diversidade de montanhas e territórios deste continente: Nesta terceira parte, os terrenos oferecidos irão fazer um teste final à resitência de pilotos e máquinas.

Neste teatro ideal, com um evento cheio emoção, os novos regulamentos irão contribuir para colocar os mais talentosos na frente. No carros, o aumento da entrada de ar para os veículos equipados com motores a gasolina, irá permitir aos melhores amadores competir contra os veículos equipados com motores diesel que ultimamente têm conseguido os melhores resultados. Nas duas rodas, será implementada uma medida esperada á muito tempo, e de facto a partir de 2011 apenas serão admitidas motos com motores de cilindrada até 450cc. Para 2010, e como medida de ajustamento, será permitido aos amadores participar com motos de 660cc. Quanto aos profissionais, esses já terão que utilizar motos de acordo com o novo regulamento.

O periodo de inscrição e selecção dos dossiers, que começou a 15 de Maio, irá continuar até ao final de Julho. As equipas irão manter os custos de inscrição ao mesmo nível de 2009 e 2008, mesmo apesar dos valores das travessias marítimas que são financeiramente muito pesadas para a organização.

Fonte: www.todoterreno.pt