quinta-feira, 4 de junho de 2009
Percurso Dakar 2010
Publicado em quinta-feira, junho 04, 2009
Os organizadores revelaram esta manhã quais as cidades que vão receber as etapas do Dakar 2010, que será recebido pela segunda vez consecutiva pela Argentina e pelo Chile. Os dois países decidiram arrancar com o ano de festividades que comemoram o bicentenário da sua independência com o Dakar, que irá arrancar precisamente de Buenos Aires, a 1 de Janeiro para 8600kms ( cerca de 5200 de especiais).
A pista de 2010, desenhada no sentido contrário aos ponteiros do relógio, irá rapidamente deslocar-se para norte: A primeira parte irá ser mais favorável aos pilotos mais habituados ás pistas de solo rijo. Depois de cruzar os andes, a presença do rali no Chile irá ter como foco principal a descoberta em larga medida do Deserto Atacama , com 5 etapas de areia, e praticamente sem ligações, levando os concorrentes até Iquique. A viagem de regresso à capital Argentina irá novamente permitir aos participantes apreciar uma larga diversidade de montanhas e territórios deste continente: Nesta terceira parte, os terrenos oferecidos irão fazer um teste final à resitência de pilotos e máquinas.
Neste teatro ideal, com um evento cheio emoção, os novos regulamentos irão contribuir para colocar os mais talentosos na frente. No carros, o aumento da entrada de ar para os veículos equipados com motores a gasolina, irá permitir aos melhores amadores competir contra os veículos equipados com motores diesel que ultimamente têm conseguido os melhores resultados. Nas duas rodas, será implementada uma medida esperada á muito tempo, e de facto a partir de 2011 apenas serão admitidas motos com motores de cilindrada até 450cc. Para 2010, e como medida de ajustamento, será permitido aos amadores participar com motos de 660cc. Quanto aos profissionais, esses já terão que utilizar motos de acordo com o novo regulamento.
O periodo de inscrição e selecção dos dossiers, que começou a 15 de Maio, irá continuar até ao final de Julho. As equipas irão manter os custos de inscrição ao mesmo nível de 2009 e 2008, mesmo apesar dos valores das travessias marítimas que são financeiramente muito pesadas para a organização.
Fonte: www.todoterreno.pt