domingo, 21 de junho de 2009

Miguel Barbosa de fora


Num dia marcado pelo azar que, ainda durante a etapa da manhã, afastou Filipe Campos e Carlos Sousa da prova, vitimas de despiste, também o 6º sector selectivo da parte da tarde, colocou um fim à boa participação do Miguel Barbosa no Transibérico.

Com uma atitude clara de ataque, Miguel Barbosa imprimiu um andamento muito forte no primeiro sector selectivo do dia, procurando ganhar tempo ao Carlos Sousa e beneficiar de um possível deslize de algum dos pilotos da frente que acabou por acontecer ainda neste mesmo sector, com Carlos Sousa e Filipe Campos a serem forçados a desistir após saídas de estrada e a condicionarem de forma irremediável as suas participações na prova. Com ambas as desistências, Miguel Barbosa ocupava então o 2º lugar da geral, com bastante diferença para o 3º classificado e também longe do líder da prova, o Francês Guerlain Chicherit em BMW X3 da equipa X-Raid.

Numa altura em que tudo parecia decidido nesta 3ª etapa, o azar volta a atravessar-se no caminho dos pilotos nacionais, desta vez com o piloto da Castrol Vodafone Liberty Seguros Team a capotar e a comprometer irremediavelmente a prova, não sabendo se ainda consegue alinhar no dia de amanhã dada a extensão dos danos no BMW X3 CC.

Para Miguel Barbosa: “foi um azar inexplicável pois tínhamos o 2º lugar garantido. Os sectores eram muito longos e com o calor que se faz sentir, os travões começam a não ter a mesma performance o que nos obrigou a ter o dobro das cautelas para a parte final. No entanto, não consegui evitar a saída de pista e não sabemos ainda se vamos conseguir recuperar o carro para amanhã participar, ainda que sem qualquer relevância em termos classificativos. É muito frustrante o azar que nos tem vindo a seguir ao longo desta época.”

A classificação do rali é agora liderada por Guerain Chicherit com os 3 principais candidatos ao título do CPTT fora da competição.

Amanhã inicia-se a 4ª etapa do rali, a ligação Beja – Estoril, com dois sectores selectivos de 180kms cada, terminando a prova com a Cerimónia de Pódio e entrega de prémios no Jardim do Casino do Estoril às 18H30.