domingo, 21 de junho de 2009

Helder Oliveira em 2º é o melhor português


Piloto de Barcelos à beira de resultado histórico

Helder Oliveira não pára de melhorar a sua classificação no Rali Transibérico Vodafone. Aos comandos do Nissan Pathfinder da equipa Tecnosport (Nissan Itália) e acompanhado de Filipe Palmeiro, o piloto de Barcelos partiu para a 3ª etapa na 6ª posição absoluta, subiu para o 3º lugar no final do primeiro sector do dia e terminou a jornada na 2ª posição, sendo o primeiro entre os pilotos nacionais.

"Foi um dia extremamente duro, difícil e onde o balanço final é muito positivo. Parti sem qualquer tipo de intenção de atacar, sabendo que nesta etapa mais longa da prova, muito poderia estar em jogo e que o mais importante era não cometer erros e evitar ter problemas mecânicos. No primeiro sector voltámos a ter alguns problemas com a embraiagem e também furámos. Perdemos algum tempo mas nada de significativo. Na segunda passagem partimos a barra estabilizadora, mas já com pneus novos e apesar da degradação da pista tirámos cinco minutos ao nosso tempo, o que nos colocou como melhores portugueses na etapa e nos permitiu subir ao 2º lugar que é um resultado magnífico”, salientou o piloto de Barcelos.

Classificação após 3ª etapa
1º Guerlain Chicherit/Tina Thörner (BMW X3 CC), em 11h23m09s; 2º Helder Oliveira/Filipe Palmeiro (Nissan Pathfinder), a 1h04m55s; 3º Bernardo Moniz da Maia/Joana Sotto-Mayor (BMW X3), a 1h23m14s; 4º Edgar Condenso/Nuno Silva (Nissan Pickup), a 1h32m08s; 5º Rodolphe Deveaux/Luís Ramalho (Mitsubishi Pajero), 1h40m34s.

Amanhã, último dia de competição o Rali Transibérico Vodafone conta com uma dupla passagem por um sector selectivo agora de 180 Km, com partida e assistência em Beja e chegada ao Estoril.