sábado, 14 de março de 2009

Elisabete Jacinto já tem um novo camião


Foi a piloto que foi buscar a nova máquina ao departamento de competição da MAN na Alemanha

Três dias de viagem, entre a Alemanha e Portugal, permitiram a Elisabete Jacinto ter um primeiro contacto com a nova máquina que vai permitir à piloto do Team Oleoban MAN Portugal continuar a desenvolver o seu projecto desportivo, no âmbito das competições internacionais de todo o terreno. O novo MAN TGS, cuja base foi preparada no departamento de competição do construtor germânico de camiões, é considerado um dos melhores camiões de série do mundo e será com ele que Elisabete Jacinto irá evoluir nos próximos meses.

Mais alto, mais pesado, mas também mais potente do que o MAN M2000 consumido pelas chamas na quinta etapa do Dakar, o MAN TGS é uma máquina da nova geração de camiões de um construtor que tem um longo percurso nas competições de todo o terreno, tendo saído vitorioso da derradeira edição do Dakar, disputada em África.

“Para primeiro contacto foi excelente. De neve a sol, passando por uma chuvada torrencial, tivemos um pouco de tudo, numa viagem que decorreu sem qualquer tipo de incidentes. Gostei muito do motor, que tem uma alma extraordinária, da caixa de velocidades, que é extremamente fácil de manusear e da enorme capacidade de travagem. Por outro lado, a insonorização é excelente, o que nos permitiu vir a ouvir música, sem ruído de fundo” explica Elisabete Jacinto que fez a viagem até Portugal acompanhada de Marco Cochino, um dos seus dois parceiros de equipa e ao qual estão entregues os cuidados mecânicos da nova máquina.

Chegado a Portugal o MAN TGS 18.480 rumou às instalações da Hydraplan em Alverca, onde a sua preparação será terminada. “Temos a caixa de carga para construir, os amortecedores para desenvolver, todo o equipamento para instalar na cabine e uma quantidade muito grande de pormenores a verificar e preparar até partirmos para Marrocos, em meados de Maio, para testar tudo, com vista às próximas competições. É um camião com um potencial enorme, mas vai requerer muito trabalho, tanto ao nível técnico, como no capítulo da condução já que é bastante diferente do MAN M2000, com o qual já me sentia perfeitamente identificada. Teoricamente, este será bastante melhor em pista, mas o seu peso e altura vão exigir outro cuidado nas dunas”, salienta a piloto que, por esta ocasião, está nos Açores a tirar a certificação de “mergulho com ar enriquecido”, uma outra faceta da mulher de grandes desafios, que é Elisabete Jacinto.

A2 Comunicação