2ª prova... 2ª vitória para Carlos Sousa no CPTT. O piloto do Racing Lancer conseguiu novamente subir ao lugar mais alto pódium numa prova do nacional de TT e cimentar a sua liderança sobre a principal concorrência. O piloto que antes da prova tentava afastar de si o favoritismo , relembrando a "aparente" falta de potência do seu carro e o fraco conhecimento das pistas, beneficiou por um lado de uma estratégia cautelosa e por outro lado dos problemas que afectaram a concorrência directa. No final da prova, Carlos Sousa era um homem satisfeito, dizendo que : “No primeiro sector perdi 45 segundos para o Filipe (Campos) e depois foi pena o que lhe aconteceu, mas as corridas são assim. É preciso estar no sítio certo e evitar ao máximo os problemas e foi o que fizemos. O Miguel (Barbosa) também se atrasou durante a manhã, pelo que durante a tarde me limitei a gerir a vantagem. A margem era segura, como costumamos dizer era superior a um furo, mas foi preciso não nos desconcentrarmos, pois quando o avanço é grande existe sempre essa possibilidade”
Mas se Carlos Sousa estava satisfeito, o mesmo não podia dizer Miguel Barbosa, que mesmo apesar dos inumeros precalços que sofreu ao longo da prova conseguiu ainda assim um bom resultado em termos de campeonato. O piloto perdeu-se várias vezes, e um furo mais tarde custou-lhe ainda mais tempo. O piloto criticou fortemente a organização em algumas declarações que fez a alguns orgãos de comunicação social e considera a má marcação da pista e falhas no roadbook com causas das suas saidas da pista principal. O piloto referiu que mais tarde atraves do seu site que : "esta foi uma prova de extremos. Ontem tudo corria bem e hoje logo nos primeiros Kms vimo-nos privados de poder disputar pela vitória. Estamos muito desapontados pois foi evidente que tínhamos andamento para ganhar esta prova e que demos sempre 100% para que isso acontecesse"
Mas o principal azarado do Rali TT Serras do Norte foi Filipe Campos, que foi forçado a abandonar numa altura em que nem sequer estava em competição, mas sim a percorrer o percurso de ligação. Durante este percurso uma avaria eléctrica e um principio de incêndio ditaram o abandono do piloto, numa altura em que era líder da geral. Sorte idêntica teve Bernardo Moniz da Maia, vitima de um problema em tudo semelhante ao seu colega de equipa e sofreu as mesmas consequências, colocando assim fora de prova os 2 carros do Team Yser.
Quem acabou beneficiado com os problemas da frente foi José Dinis Lucas que subiu assim ao podium no "Serras do Norte", conseguindo assim um resultado algo inesperado .
Quanto aos T2 a vitória coube a Pedro Silva Nunes , que conseguiu aqui uma boa operação em termos de campeonato que passa agora a liderar. Em segundo lugar ficou Adélio Machado, que também tinha participado nesta prova com fundadas ambições, uma vez que o Toyota Land Cruiser já se encontrava nas devidas condições. Em terceiro na categorias ficou Jorge Simões.
Nos T8 o vencedor foi Rómulo Branco, que ficou num surpreendente 5º lugar da geral, á frente mesmo do primeiro T2. Seguiu-se Fernado Rito.
Finalmente no Desafio ELF/ Mazda a vitória coube uma vez mais a Bruno Oliveira que no final da prova disse que : "Apesar de ter a noção que poderia ter subido dois ou três lugares na geral, temos a consciência de dever cumprido. Vencemos entre os Mazda e assumo que estamos focados na reconquista do Desafio. Esse sim é o nosso principal objectivo. Não podemos esquecer que a BT-50 que tripulamos, á imagem de todas as que participam no Desafio, são veículos praticamente de série. Tudo o que vem a mais…é por acréscimo."
Classificação Final:
1º Carlos Sousa/Luís Ramalho – Mitsubishi Racing Lancer – a 4h53m30,3s
2º Miguel Barbosa/Miguel Ramalho – BMW X3C – a 13m06,0s
3º José Dinis Lucas/Luís Tirano – Mitsubishi Pajero DID, a 33m59,3s
4º José Gameiro/António Saraiva – Nissan Navara Off-R, a 34m12,7s
5º Rómulo Branco / Pedro Colaço - Mitsubishi Pajero – a 49m34,9s >>>>1º T8
6º Pedro Silva Nunes / Paulo Torres - Mitsubishi Pajero – 49m36,6s >>>>1º T2
7º Fernando Rito/Filipe Martins – Toyota Land Cruiser - a 52m46,8s
8º Adélio Machado/Paulo Fiuza – Toyota Land Cruiser - a 57m34,1s
9º Bruno Oliveira/Bruno Fernandes – Mazda BT50 – a 1h00m30,1s >>>>1º Desafio ELF/Mazda
10º Jorge Simões/Anibal Mendonça – Nissan Pathfinder – a 1h01m08,0s
Fonte: www.todoterreno.pt