segunda-feira, 2 de março de 2009

Boris Gadasin Vence na neve


Terminou hoje na região de Leninegrado , a primeira prova pontúavel para a Taça FIA de Bajas, depois da exclusão da Hail Baja. A Baja Northern Forest Russia 2009, percorreu as florestas e campos em redor da cidade de S. Petersburgo, tendo como nota dominante a muita neve e gelo presente nas pistas, a contrastar com os outros tipos de pisos encontrados nos eventos da taça de bajas.

Num evento muito particular, a esmagadora maioria dos participantes foram pilotos locais (pouco ou nada conhecidos em Portugal) mais habituados ás condições das pistas do que a generalidade dos pilotos que regra geral participam nos eventos FIA.

No entanto, o vencedor desta prova foi um nome bastante conhecido , e que é Boris Gadasin, que venceu com relativo à vontade. Os pilotos, tiveram hoje que percorrer 2/5 da distância total do evento, e a dureza das pistas provocou algumas modificações na geral. Na frente, os lideres utilizaram a estratégia em vez da velocidade para chegarem ao fim em posição de destaque. Pelo lado de Boris Gadasin, o piloto teve que gerir o esforço da sua Nissan, uma vez que tinha que lidar com alguma cautela com o veio de transmissão que lhe foi cedido pelo seu rival Ruslan Misikov , não podendo correr o risco de ficar novamente sem transmissão e perder a liderança. Pelo lado de Misikov seguia-se uma estratégia de cautela, uma vez que o piloto preferiu garantir os pontos para o campeonato do perseguir a vitória e com isso arriscar o que já tinha como garantido. Mesmo assim e apesar das "cautelas" o duo da frente conseguiu realizar os tempos mais rápidos das especiais com o piloto da G-Force a vencer as 2 especiais, e Ruslan Misikov a ser segundo e terceiro respectivamente nas especiais.

A contrastar com o domínio dos 2 da frente, as tripulações que os seguiam tiveram uma dia complicado. O duplo vencedor da "Northern Forest" Aleksey Berkut despitou-se durante o SS5, quando o motor da Mitsubishi parou numa altura em que seguiam a 140km\h, provocando uma saída de estrada com capotanço. Mesmo assim conseguiu terminar a especial, mas os danos provocados ditaram o consequente abandono. Quem também teve um dia para esquecer foi um dos aspirantes á vitória no T2 quando o Patrol parou a apenas 300 metros do final do SS6 e recusou-se a continuar, deixando o jovem piloto muito desapontado, pois tinha dominado a categoria desde o ínicio.

Mas o maior ponto de interesse do dia de hoje foi a luta entre Alexander Mironenko e Miroslav Zapletal, que procuravam alcançar o terceiro lugar . As muitas centenas de espectadores espalhados ao longo da especial puderam apreciar esta luta, mas para grande decepção dos fãs Russos, foi Zapletal a conseguir subir ao lugar mais baixo do podium. Quanto a Mironenko, enquanto percorria o SS5 teve uma saída de pista e atingiu um monte de neve, tendo perdido mais de 5 minutos para regressar á pista, ficando assim atrás do seu oponente. No SS6 nem um nem outro tiveram problemas, mas Zapletal estava longe demais para Mironenko conseguir fazer alguma coisa.

Fotos Lina Arnautova, Andrey Chursinov
Fonte: www.todoterreno.pt