quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Mitsubishi abandona a competição


O mundo do desporto motorizado foi hoje confrontado com a notícia de mais um abandono de peso. Desta fez coube à Mitsubishi revelar que irá abandonar as competições desportivas, e em particular o Dakar, apesar de uma dúzia de vitórias já conseguidas neste evento. O fabricante japonês retira-se assim desta competição, que venceu sete vezes consecutivas, até à edição de 2009, onde os problemas de juventude do Racing Lancer apenas deixaram concluir um carro, dos 4 que partiram, deixando assim que a VW brilhasse.

"É muito triste. Temos penas pelos nossos fãs. Éramos uma boa equipa." disse o presidente da Mitsubishi Motors president Osamu Masuko. "Desde 2004, que participamos no rali, mesmo com dificuldades e a cortar nos custos. Mesmo assim conseguimos desenvolver muita tecnologia durante este tempo. É doloroso saber que não podemos mais participar" acrescentou ainda aos repórteres.

A equipa viveu um autêntico pesadelo na deslocação à América do Sul no último Janeiro, para onde o mais duro rali do mundo se mudou depois do incidente com a morte de 4 túristas na Mauritânea em 2007 e que levou ao cancelamento do Dakar 2008. O detentor do título do Dakar, Stephane Peterhansel e mais dois colegas de equipa da Mitsubishi abandonaram a corrida na primeira semana, numa altura em que os seus novos Racing Lancer de motorização diesel falharam em acompanhar o ritmo da Volkswagem e da BMW.

Mitsubishi disse na sua declaração que se ia retirar de todas as competições de Ralis de Todo o terreno, culpando "... a súbita deterioração da economia global." Esta decisão segue outras já tomadas por outros fabircantes Japoneses que se viram reduzidos a reduzir as suas participações nos desportos motorizados também por culpa da crise do sector automóvel. A Honda anunciou o abandono da F1, a Suzuki e a Subaru abandonaram os campeonatos de ralis. No motociclismo a Kawasaki abandonou o MotoGP. A os analistas indicam que mais companhias Japoneses poderão ter que abandonar as competições desportivas, na medida em que os resultados da actividade económica não param de cair.

"Eles não têm motivos para continuar quando estão a perder dinheiro," disse Mamoru Kato, um analista do mercado automóvel do Tokai Tokyo Research Center. A Mitsubishi "... irá sofrer perdas temporárias devido á sua retirada da competição, mas foi a decisão acertada a longo prazo, " acrescentou Kato. " Os lucros dos fabricantes têm caído rapidamente desde o ínicio do ano, e a sua sobrevivência ( da Mitsubishi) estava posta em causa" sugerindo Kato que a companhia poderá necessitar de ajuda externa para se conseguir manter.

Mitsubishi Motors, o 4ª maior construtor Japonês , anunciou na quarta feira que espera uma quebra nos lucros de 60 billiões de Yen (670 milhões de dólares) no currente ano financeiro, devido também à queda acentuada das vendas e a um Yen forte nos mercados monetários. "Neste momento, não consigo avaliar como as coisas irão correr no ano fiscal de 2009" disse Masuko. " Estamos neste momento a lidar com uma situação de gestão muito complicada"

A reputação da Mitsubishi Motors foi ainda fortemente abalada com um escândalo recente em que era alegado que a marca escondia os defeitos dos seus produtos. Passaram vários anos com os lucros no "vermelho" até que os lucros regressaram em Março de 2007. Todos os fabricantes Japoneses estão a cortar na produção e nos postos de trabalho, motivados por uma forte quebra no consumo a nível mundial, e pelo Yen que se mantém em alta, nos mercados monetários encarecendo muito os produtos Japoneses.

Fonte: www.todoterreno.pt