domingo, 4 de janeiro de 2009

Volkswagem em 1º e 2º da geral após a segunda etapa


Volkswagen assumiu a primeira e segunda posições na geral com Carlos Sainz / Michel Perin (E / F) e Giniel de Villiers / Dirk von Zitzewitz (ZA / D) depois de terem ultrapassado as desafiadoras condições da segunda etapa do Rally Dakar. Sainz oteve uma vitória no Volkswagen Race Touareg nesta poeirenta etapa entre Santa Rosa e Porto Madryn, na Argentina. O duo hispano-francês envolveu-se numa emocionante luta pela vitória do dia com o Mitsubishi de Stéphane Peterhansel / Jean-Paul Cottret (F / F), tendo vencido por 1:14 minutos.

O terceiro melhor tempo foi suficiente para Giniel de Villiers subir, tal como o seu companheiro de equipa, uma posição no quadro geral de classificações. O Sul Africano é agora segundo a 2:19 minutos do líder. Mark Miller / Ralph Pitchford (E.U.A. / ZA) sentiram os perigos ao longo dos 237 quilómetros da etapa, que foi considerada por todos os pilotos da Volkswagen significativamente mais difícil que a etapa de ontem. O piloto teve que evitar frequentemente os motociclistas, perdendo-se duas vezes no caminho empoeirado, e teve ainda que enfrentar o calor estando agora em sétimo da geral. As exigências impostas a Dieter Depping / Timo Gottschalk (D / D) foram ainda mais duras. Depois de perder muito tempo devido a problemas eléctricos, no dia de ontem, o piloto teve de começar atrás muitos veículos mais lentos, mas completou a etapa rapidamente com o Race Touareg a funcionar perfeitamente acabando assim com o décimo primeiro melhor tempo.

Kris Nissen (Volkswagen Motorsport Diretor): "Um bom dia para Volkswagen - Eu não posso dizer outra coisa. O Carlos (Sainz) e o Giniel (de Villiers) deram-nos o primeiro e segundo lugar na geral, todos os carros estiveram perfeitamente hoje e, de facto, estou muito satisfeito. Além disso, no primeiro bivouac sentimento do 'Dakar' era novamente aparente, todos os participantes e equipas são uma grande família. As dificuldades para os pilotos e mais especificamente, para os co-pilotos eram consideravelmente maiores neste segundo dia, e para o terceiro dia espera-se um terreno completamente diferente. O nosso objectivo é prepararmo-nos para a etapa, o melhor possível."

# 301 - Carlos Sainz (E), 1 º lugar da etapa / 1 º lugar geral: "A segunda etapa foi muito mais difícil do que a primeira. As motos e o pó provocado são os maiores problemas. Tivemos que conduzir mais devagar atrás das motos, mas não me podia dar ao luxo de parar, caso contrário poderíamos ficar "atascados" no chão macio. A primeira parte da etapa foi particularmente rápida. Perdemos-nos uma vez numa zona difícil. No entanto, o meu co-piloto Michel trabalhou muito bem nestas condições."

# 305 - Giniel de Villiers (ZA), 3 º lugar da etapa / 2 º lugar geral: "Hoje tivemos de passar muitas zonas apertadas e com muitas árvores. Na densa poeira é como se guiássemos cegos. Na secção do meio da etapa perdemos-nos e perdemos um ou dois minutos. Esta segunda etapa foi particularmente difícil para o co-piloto, o que faz com que o facto de termos subida para a segunda posição à geral seja ainda melhor."

# 307 - Dieter Depping (D), 11 º lugar da etapa: "Foi muito divertido para atacar com o Race Touareg, que hoje esteve perfeito. Infelizmente, as condições eram extremamente difíceis. Muitos carros mais lentos partiram à nossan frente, e no final ainda apanhámos algumas motas. Só era possível ultrapassar quando os concorrentes à nossa frente cometiam um erro. A mudança direcção do vento, por vezes tornou a "nossa vida" mais fácil. A navegação ao longo da etapa através de cercas e portões de grandes propriedades era muito difícil, porém o meu co-piloto Timo Gottschalk tinha tudo sob controlo."

# 308 - Mark Miller (E.U.A.), 7 º lugar da etapa / 7o lugar geral: "Para ser sincero eu estou decepcionado. Enquanto que os dois carros da Volkswagen melhoraram uma posição, nós descemos. Perdemos-nos uma vez numa zona difícil no meio da etapa e, infelizmente, perdemos-nos uma segunda vez na parte final. Hoje ele também foi muito desagradável ter que evitar os motociclistas ficavam "encalhados" à nossa frente."

Volkswagen Motorsport