O Dakar 2009 representa novos desafios para as equipas. Qual a diferença na preparação para a corrida na América do Sul em relação à corrida africana?
No total, eu diria que a preparação é mais menos semelhante. A maior diferença pode ser o horário! Com o Dakar a ser este ano realizado na América do Sul, temos de enviar todo o material a aproximadamente um mês antes da corrida começar. O primeiro passo foi o de reunir todos os veículos em Le Havre.
Este é um território novo para todos os pilotos. Será que isto pode significar que não existe realmente um favorito à vitória para o Dakar 2009?
A maior parte dos pilotos já competiu na América do Sul. Os favoritios continuam a ser os mesmos que eram há um ano atrás!
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Quem são os pilotos de fábrica da KTM e espera que os pilotos Marc Coma e Cyril Despres estarão entre os favoritos este ano?
Temos Cyril Despres, Marc Coma, Jordi Viladoms e Alain Duclot na equipa. Muitas coisas são necessárias para ganhar uma corrida e estas não são fáceis de calcular. Eu considero que os favoritos são as mesmas que eram há um ano atrás. Com certeza que a nossa equipa, os nossos pilotos e as nossas motas estão prontos para correr e sempre prontos para vencer!
Descreva como é feita a preparação de um piloto de fábrica para este Dakar.
Os pilotos sabem que este Dakar vai ser muito difícil para eles. Eles fizeram muita preparação física e mental, bem como inúmeras horas a andar de moto. Portanto, há muitos tipos diferentes de preparação - mental, física, bicicleta e trabalhar com a equipa. Também é muito importante durante a preparação usar bem o resto dos dias. Eles vão utilizar esses dias para recolher o máximo de informação possível sobre o novo terreno que vamos encontrar na Argentina e no Chile.
Que tipo de pressão existe sobre a equipa KTM, dado o facto de terem sido a equipa dominante nos últimos anos?
É uma espécie de pressão positiva para mim e para a equipa. Sabemos que estamos prontos e, depois de toda a dura preparação, estamos ansiosos para o início da corrida. Nós vamos lá para trabalhar o mais que conseguirmos, para alcançar os nossos objectivos e levar para casa a mais uma glória para a KTM, os nossos patrocinadores e naturalmente para os nossos fãs!
Na prespectiva de um piloto, qual será a maior diferença na realização da corrida na América do Sul e em África?
Acho que vamos encontrar mais do que normalmente enfrentaríamos em África, aqui certamente o terreno será repleto de dunas e montanhas - no dia 7 iremos até 3250 m de altitude. O terreno natural durante as especiais será principalmente sobre areia, solo ou pedras e, por isso, a principal diferença será a variedade de terrenos. Também teremos que passar a cordilheira dos Andes a 4000 m de altitude!
Olhando para além da equipa KTM quão importante é esta corrida para a marca como um dos melhores fabricantes Mundias de motas?
Este são os Jogos Olímpicos no desporto motorizado! O Dakar 2009, sendo este ano num local diferente após a edição 2008 ser cancelada, será muito interessante para muitas pessoas mundiais! Para KTM fábrica é um dos maiores destaques do ano. Do lado da empresa (marca), porque não estamos apenas a cuidar da equipa, vão estar à partida 235 concorrentes na categoria motos e mais de 55% participarão de KTM. Para o maior e mais famoso rally do mundo é obrigatório para KTM, com o grande sucesso que tivemos no passado e da forma como a nossa equipa continua a trabalhar, nós mantermos o nível da nossa imagem! No final do dia, temos a venda motos. Grande parte da imagem será sempre associada aos resultados das corridas e à nossa relação com os clientes! Em ambas as partes nós somos uma das melhores marcas e equipas.
Alex quais são as suas metas para o Dakar e para temporada de 2009?
Obviamente, nós somos favoritos para a vitória final, por isso o nosso primeiro objectivo deve ser o de conseguir que essa ambição - um pódio repleto de pilotos da equipa oficial KTM seria óptimo! No total, serão 20 os membros da equipa e num nível mais pessoal meu objectivo é criar um bom ambiente entre todos e levar tods com segurança até o final.
Press KTM