Quando os quatro Volkswagen caminharem para o "palanque" onde se iniciará o próximo Dakar nível de antecipação e ansiedade é enorme, principalmente para um piloto em particular - Dieter Depping. É uma dupla estreia para o piloto: Ao mesmo tempo que o Rally Dakar se estreia na América do Sul, o piloto estreia-se também na prova ao volante de um Race Touareg 2. No entanto, Depping é tudo menos um "rookie". O piloto com 42 anos de idade é um elemento integrante da família Volkswagen desde 1998 e fez com que o seu nome "aparecesse" no todo-o-terreno tão rapidamente como se estivesse a correr numa corrida de velocidade. "Dieter Depping é um piloto com muitos talentos e é assim um bónus para a nossa equipa", diz Kris Nissen, o Director da Volkswagen Motorsport. "Ele consegue conduzir qualquer veículo de 4 rodas no limite e assim consegue dar sempre informações importantes e confiáveis aos engenheiros."
Dieter Depping iniciou-se no Todo-o-Terreno "de repente" em abril de 2008: No Rally da Europa Central, na Hungria e Roménia, onde terminou num excelente terceiro lugar, com Timo Gottschalk como seu co-piloto. O piloto subiu assim ao pódio na sua primeira corrida contra os melhores pilotos que participam no "Dakar", os seus três companheiros equipa na Volkswagen, Carlos Sainz (E), Giniel de Villiers (ZA) e Mark Miller (E.U.A.), assim como contra a equipa Mitsubishi, BMW X-raid e Robby Gordon. Ele "apresentou-se" com "garra" e venceu uma etapa na luta pela terceira posição, que ele ganhou contra o ex-vencedor do "Dakar", Luc Alphand (Mitsubishi).
"Foi um resultado fantástico que eu gostaria de repetir no 'Dakar' ", afirma Depping, que conduziu um Tarek no Rally Dakar em 2003 e também o camião MAN em 2007. "Tenho vontade de começar o rali, mal posso esperar. Cada aspecto na estreia na América do Sul é novo, a experiência não conta para nada. Nós preparámos-nos perfeitamente, agora é só uma questão de provar aquilo de que somos capazes. Queremos alcançar o melhor resultado possível para a Volkswagen."
Volkswagen Motorsport