A piloto Elisabete Jacinto terminou a quinta etapa do Morocco Desert Challenge, que se disputou hoje entre Fezzou e Merzouga, no oitavo posto entre os camiões. A equipa Bio-Ritmo® demorou 5h11m01s a cumprir os 275 quilómetros cronometrados que compunham esta difícil jornada que incluiu a travessia dos Erg Ouzina e Chebbi. Em dois dias os portugueses conseguiram recuperar nove lugares à geral e sobem agora duas posições ocupando o sétimo posto da classificação geral da sua classe onde competem, neste momento, 17 equipas.
O trio composto por Elisabete Jacinto, José Marques e Marco Cochinho completou a especial sem problemas a registar, a apenas 31 minutos do checo Ales Loprais que lidera a classificação geral dos T4 e que hoje foi o terceiro camião mais rápido da prova.
Apesar das dificuldades impostas pelo sector selectivo, Elisabete Jacinto conseguiu ultrapassar todos os obstáculos dando mais uma vez provas da consistência do seu andamento: “a etapa correu bem mas foi muito trabalhosa e cansativa. Não tivemos grandes percalços porque fizemos tudo com muita calma, no entanto, as passagens de areia são sempre complexas. No Erg Ouzina, apesar do traçado não apresentar grandes dificuldades, apanhámos um grande susto. Estávamos a sair de uma duna muito alta e o camião fez um voo incrível. Foi uma grande sorte ter parado com as quatro rodas bem assentes no chão porque a determinada altura pensei mesmo que fosse capotar. Mas foi a passagem do Erg Chebbi que nos deu mais dores de cabeça. Foi particularmente difícil porque entrámos nas dunas ao meio dia e não conseguíamos ver nada do terreno. Optámos por andar com calma para não fazer más escolhas e felizmente acabou por correr tudo bem”, contou Elisabete Jacinto.
Amanhã cumpre-se a sexta etapa do Morocco Desert Challenge. Será o último dia nas dunas, mas definitivamente uma das jornadas mais complicadas de todo o rali. Serão cumpridos 306 quilómetros ao cronómetro que se iniciam com o cruzamento das dunas mais altas do Erg Chebbi, logo seguido de outra seção de dunas no Erg Znaigui. A partir daqui a paisagem muda e até ao final da especial os pilotos vão encontrar uma mistura de oueds arenosos bem como trilhos rápidos e técnicos.