Tem início neste fim-de-semana a Baja TT do Pinhal, prova inaugural do Desafio Total/Mazda 2018 e, simultaneamente, do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno, num paralelismo que se prolongará por todo o presente ano. Uma vez completos os cerca de 353 km da prova organizada pela Escuderia Castelo Branco serão atribuídos as primeiras pontuações às equipas que pretendem suceder à dupla Pedro Dias da Silva/José Janela na conquista dos troféus de “Campeões”… incluindo os próprios!
De facto, a dupla que em 2017 conquistou os galardões de Pilotos e Navegadores apresenta-se à partida desta baja apostada em repetir o feito. Estarão a bordo do primeiro dos 7 Mazda Proto inscritos, tendo a sua montada o nº 508 nas portas. Tem, por isso, como objectivo repetir o 1º lugar alcançado na passada edição e somar, assim, os correspondentes 25 pontos.
Os primeiros a querer contrariar os seus intentos, segundo a ordem de partida para a prova, serão Francisco Gil e Filipe Rasteiro (nº 512), dupla que terá também de se precaver contra as investidas de Bruno Rodrigues e Ricardo Claro (nº 516), eles que pretendem subir mais um ou dois degraus no pódio, melhorando o 3º lugar alcançado na edição de 2017.
Também presentes na jornada desenhada na envolvente da Sertã estarão Jorge Cardoso/Joaquim Norte (nº 526) e Nuno Tordo/António Serrão (nº 579), estes últimos com um objectivo claro de querer melhorar o excelente 2º lugar alcançado há um ano.
Os irmãos Floriano e Nuno Roxo (nº 592) pretendem, também eles, discutir a melhor posição entre os seus pares, tal como os estreantes Filipe Videira e André Coimbra (nº 599), estes presentes nesta Baja TT do Pinhal 2018 com o estatuto de rookies.
A Baja TT do Pinhal 2018 em resumo
Organizada pela Escuderia Castelo Branco, a Baja TT do Pinhal é composta por 2 Etapas, com uma quilometragem total de 353,25 km, dos quais 324,45 km (cerca de 92% da sua extensão total) fazem-se ao cronómetro. Dada a partida em Oleiros, às 13h50 de 6ª Feira (dia 16 Março) para o primeiro carro na estrada, a parte competitiva inicia-se 10 minutos depois com a disputa dos 6,24 km do Prólogo, a que se seguirá, a partir das 16h00, o Sector Selectivo 1 - Oleiros/Proença/Sertã, com 75,06 km. A chegada da Etapa faz-se pelas 17h00 em Outeiro das Colheres, com uma passagem pela Assistência, rumando depois os concorrentes à Sertã para a entrada em Parque Fechado a partir das 19h30.
Cumpridos esses primeiros 81,30 km cronometrados, a extensão da Etapa 2 (Sábado) mais do que triplica. Neste segundo dia, os concorrentes do Desafio Total Mazda começam por disputar os 102,25 km do Sector Selectivo 2 - Sertã/Isna/Proença/Moitas/Sertã (início às 08h10), para depois terminarem a prova com a dose maior, inerente aos 140,9 km do Sector Selectivo 3 - Sertã/Oleiros/Isna/Proença-a-Nova. A chegada ao Pódio Final está agendada para as 15h45 em Proença-a-Nova.
Desafio 2018 em paralelo com o Nacional de TT
Recorde-se que esta 11ª temporada do Desafio Total Mazda é composta, pela primeira vez na sua história, por todas as 6 provas pontuáveis para o Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno 2018, da responsabilidade da FPAK - Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting.
Iniciativa única no panorama do todo-o-terreno nacional, esta organização da Mazda Motor de Portugal mantém o alto patrocínio da Total e as parcerias com a EuropAssistance e a Avivar. Assume esta nova estrutura, procurando tirar um maior partido de um crescente grau de competitividade e das interessantes lutas que se registam no pelotão dos diferentes Mazda Proto inscritos, não sendo raras as vezes que os pilotos que os tripulam se envolvem na luta pelos lugares da frente das próprias provas.
Recorde-se o Calendário do Desafio Total Mazda 2018:
16 e 17 Março Baja TT do Pinhal Escuderia Castelo Branco
07 e 08 Abril Baja TT de Loulé Clube Automóvel do Algarve
25 a 27 Maio Baja TT Capital dos Vinhos de Portugal Soc. Artística Reguenguense
16 e 17 Junho Baja TT Gondomar - Rota da Filigrana Gondomar Automóvel Sport
07 e 08 Setembro Baja TT de Idanha-a-Nova Escuderia Castelo Branco
25 a 27 Outubro Baja TT Portalegre 500 ACP Motorsport