segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

SAINZ GERE AVANÇO E PETERHANSEL RECUPERA TERRENO: OS PEUGEOT 3008DKR MAXI CONCLUEM ETAPA MARATONA COM NOVA DOBRADINHA

Os PEUGEOT 3008DKR Maxi geriram na perfeição a segunda parte da Etapa Maratona, completando 923 km de Especiais sem intervenção das equipas de assistência. Numa das Especiais mais longas (498 km) e a maior altitude (máxima de 4.786 metros) da prova, a dupla Stéphane Peterhansel/Jean-Paul Cottret conseguiu fazer esquecer o percalço da véspera através de uma categórica vitória na Etapa, à frente dos seus “anjos da guarda” Cyril Despres/Davida Castera. À chegada da Etapa 8 registou-se, assim, a quarta dobradinha do Team PEUGEOT Total neste Dakar, mantendo-se Carlos Sainz/Lucas Cruz na liderança à Geral, tendo estes um avanço de 1h06min37s sobre a concorrência.

 • Depois de na véspera, na primeira parte da Etapa Maratona, terem sofrido um atraso, Stéphane Peterhansel e Jean-Paul Cottret partiram ao ataque na seção de domingo. Surgindo na liderança no 3º Waypoint, a dupla francesa obteve o melhor tempo do dia e a sua segunda vitória em Especiais nesta edição (foi, também, a sua 40ª vitória em conjunto nos automóveis). Fruto dessa prestação, reduziram em cerca de 2 minutos o seu atraso em relação ao 2º classificado, estando agora a apenas 7min05s dessa posição.

 • Tendo assumido o papel de “anjos da guarda” dos seus companheiros de equipa na Etapa de sábado, Cyril Despres e David Castera estiveram ontem em destaque. Arrancando para a Especial a um ritmo muito bom, os dois ex-motards surgiam na liderança à passagem do 6º Waypoint, terminando a apenas 49 segundos do PEUGEOT 3008DKR Maxi vencedor da Especial.

 • Depois da vitória na Etapa de sábado, que lhes deu a liderança do Dakar 2018, Carlos Sainz e Lucas Cruz lidaram com a dificuldade de abrirem o percurso nesta Especial. Com uma navegação perfeita, foram os 5ºs mais rápidos, apenas cedendo alguns minutos aos seus perseguidores mais diretos, mantendo-se à cabeça da Classificação Geral, agora com uma vantagem de 1h06min37s.

 • A Especial 9 que liga Tupiza (Bolívia) a Salta (Argentina), agendada para esta segunda-feira (dia 15 de janeiro) foi cancelada. As fortes chuvas não permitiam a instalação satisfatória do bivouac em Tupiza, para além de que podiam tornar impraticável o percurso definido pela organização. Assim sendo, concorrentes e equipas de assistência irão rumar a Salta através de um percurso rodoviário. 

CLASSIFICAÇÃO DA ETAPA 8:

1. Stéphane Peterhansel (FRA) / Jean-Paul Cottret (FRA), PEUGEOT 3008DKR Maxi, + 5h 15min18s
 2. Cyril Despres (FRA) / David Castera (FRA), PEUGEOT 3008DKR Maxi, + 0min49s
3. Nasser Al Attiyah (QAT) / Matthieu Baumel (FRA), Toyota 4WD, + 2min12s
4. Bernhard Ten Brinke (NLD) / Michel Perin (FRA), Toyota 4WD, + 5min0s
5. Carlos Sainz (ESP) / Lucas Cruz (ESP), PEUGEOT 3008 DKR Maxi, + 7min4s ... 

CLASSIFICAÇÃO APÓS A ETAPA 8:

1. Carlos Sainz (ESP) / Lucas Cruz (ESP), PEUGEOT 3008 DKR Maxi, 27h 04min0s
2. Nasser Al Attiyah (QAT) / Matthieu Baumel (FRA), Toyota 4WD, + 1h 06min37s
3. Stéphane Peterhansel (FRA) / Jean-Paul Cottret (FRA), PEUGEOT 3008DKR Maxi, + 1h 13min42s
4. Bernhard Ten Brinke (NLD) / Michel Perin (FRA), Toyota 4WD, + 1h 23min0s
5. Giniel de Villiers (ZAF) / Dirk von Zitzewitz (ZAF), Toyota 4WD, + 1h 37min09s
… 8. Sheikh Khalid Al Qassimi (ARE) / Xavier Panseri (FRA), Peugeot 3008DKR, +2h55min42s
... 26. Cyril Despres (FRA) / David Castera (FRA), PEUGEOT 3008DKR Maxi, + 44h46min5s … 

EM DIRECTO DO BIVOUAC…

Stéphane Peterhansel (PEUGEOT 3008DKR Maxi n°300) 1º na Etapa / 3º na Classificação Geral "Ontem à noite, no Parque Fechado, fizemos o mínimo indispensável. O Cyril, o David e a equipa do nosso camião de competição assumiram esse papel de aperfeiçoamento na preparação do nosso carro. Esta etapa disputou-se em altitude e não foi fácil manter o foco. Mesmo assim senti-me de imediato confiante ao volante do meu PEUGEOT 3008DKR Maxi e pude atacar como se ele tivesse saído de uma assistência tradicional, tendo com isso, ganho a Etapa, mas apenas com 2 minutos de vantagem, numa altura em que ainda temos mais de uma hora de atraso.”

Cyril Despres (PEUGEOT 3008DKR Maxi n°308) 2º na Etapa / 26º na Classificação Geral "Tivemos uma noite pequenina, apenas com 4 horas de sono, algo a que nos estamos a começar a acostumar! Hoje, tudo correu muito bem. Apesar das armadilhas da navegação, encontramos um bom ritmo e houve sempre um carro à nossa frente, o que nos ajudou a ganhar ritmo. Penso que ultrapassámos pelo menos 18 carros, apesar do pó, isto para não mencionar as motos e os quadriciclos. Foi incrível subir a mais de 4.700 metros de altitude, antes de voltar a descer. Foi grandioso.”

Carlos Sainz (PEUGEOT 3008DKR Maxi n°303) 5º na Etapa / 1º na Classificação Geral "Tivemos a abrir a estrada, algo que não foi fácil nesta Especial, sobretudo no início, com muitas zonas fora de pista e ervas altas. Nestas situações, há que ter extremo cuidado. A segunda parte tinha faixas mais visíveis e foi muito mais fácil. O PEUGEOT 3008DKR Maxi tem estado impecável.”
SABIA QUE…

Fruto do seu inigualável histórico nesta prova, Stéphane Peterhansel é conhecido por “Mr. Dakar”. Nos anos 90 venceu-a por 6 vezes em Motos, juntando mais 7 sucessos nos Automóveis, para um total de 13 vitórias à Geral. É ainda o piloto que mais Especiais ganhou no Dakar, estatística que aumentou nesta Etapa 8, onde alcançou o seu 40º melhor tempo nos Automóveis, num total combinado com os melhores tempos em Motos que ascende a 73 vitórias. Há apenas um registo adicional que ele poderá acrescentar este ano, o do maior número de vitórias numa mesma categoria, recorde que neste momento Peterhansel partilha com Vladimir Chagin, titular de 7 vitórias na categoria de Camiões.

 A SEGUIR…

A ETAPA 9 (segunda-feira, dia 15 de janeiro) ligaria TUPIZA a SALTA e previa um total de 754 km de extensão, 242 dos quais cronometrados, mas foi anulada (ver acima).