segunda-feira, 21 de agosto de 2017

Com problemas no carro, Petrobras Rally Team não completa primeira etapa do Rally dos Sertões

Falha mecânica no carro de Guiga Spinelli e Youssef Haddad comprometeu a estreia, e dupla não conseguiu completar o trecho cronometrado deste domingo 

“Estamos esperando a equipe encontrar o problema e a solução! Queremos continuar na prova.” A frase de Guiga Spinelli resume o sentimento da Petrobras Rally Team após o primeiro dia de disputas do Rally dos Sertões. A alegria por ter vencido o prólogo, no dia anterior, deu lugar à decepção com a falha mecânica que impediu o carro da equipe de completar a primeira etapa, entre Goiânia e Goianésia (GO), neste domingo (20), com percurso total de 680,48 quilômetros, sendo 306,82 km de Especial (trecho cronometrado).

 Primeira dupla a largar na categoria, Guiga Spinelli e o navegador Youssef Haddad cumpriram a primeira parcial com o terceiro melhor tempo (1h39min32s70). Mas, desde o início do trecho cronometrado, a temperatura do motor estava bem acima do normal, o que os obrigou a tentar controlar o problema reduzindo o ritmo.

 Como o motor fica praticamente dentro do cockpit, a temperatura interna do carro subiu demais. Guiga e Youssef, então, pararam no abastecimento para tentar encontrar e se recompor do enorme calor que estavam passando. Logo após a saída desse ponto, andaram mais três quilômetros e as duas correias do motor se romperam. A sucessão de problemas mecânicos obrigou a dupla a abandonar a etapa.

“Logo no início da Especial o carro já esquentou. Viemos poupando, mas o calor interno foi ficando insuportável, e o carro algumas vezes ficou em módulo de segurança e tentamos administrar no acelerador também. Paramos na área de abastecimento para tentar alguma solução, mas não tinha o que fazer”, relatou Youssef Haddad.

 A decepção do primeiro dia será o combustível da Petrobras Rally Team para a sequência do Rally dos Sertões. Nesta segunda-feira (21), a maior competição off road do Brasil deixa Goianésia em direção a Santa Terezinha de Goiás (GO). A etapa será Maratona, em que os competidores não contarão com suporte mecânico externo. O trajeto total, com 326 quilômetros, terá 248,16 km de Especial.

  “A partir de amanhã, apesar de estarmos distantes da briga pelo título, vamos tentar continuar com o mesmo foco, concentrado, andar o mais veloz possível, buscar os melhores resultados possíveis e aproveitar para se familiarizar ainda mais com o carro até o fim do rali. Não vamos desistir, basta a equipe revisar o carro e resolver o problema que vamos à luta novamente”, concluiu Spinelli, maior vencedor do Rally dos Sertões entre os carros, com cinco troféus (2003, 2004, 2010, 2011 e 2014).