António Maio, Arnaldo Martins e Pedro Santinho Mendes comandam as respectivas categorias
Foi sob um calor intenso que os concorrentes começaram mais uma edição da Baja TT do Pinhal. No final do primeiro dia de competição, António Maio (motos), Arnaldo Martins (quads) e Pedro Santinho Mendes (SSV) são líderes nas respectivas categorias. Os concorrentes já cumpriram o prólogo e o primeiro sector selectivo. O destaque vai para o confronto nos SSV em que os três primeiros estão separados por dez segundos.
Nas motos, Sebastian Buhler e António Maio foram protagonistas de um duelo que já se antecipava. Os dois pilotos, ambos em Yamaha, foram os mais fortes. Primeiro coube ao número dois estabelecer a melhor marca, no prólogo, e liderar a ronda organizada pela Baja TT do Pinhal. Mas com uma vantagem ligeiramente superior a cinco segundos, não havia margem para gerir o que quer que fosse. O actual campeão nacional entrou para SS1 – que ligou Proença-a-Nova à Sertã – ao ataque e não só recuperou do atraso como passou para a frente da classificação geral com quase 20 segundos de vantagem para o seu principal rival. Luís Teixeira observa este duelo à distância. Também em Yamaha, o piloto foi sempre terceiro, mas sem conseguir acompanhar o ritmo dos dois mais fortes. No final do dia está já a mais de dois minutos de Buhler e Maio mas lidera a sua classe, que é o seu grande objectivo.
Para o líder da Baja TT do Pinhal, não houve problemas de maior. “Correu tudo bem. Tive uma pequena saída nesta especial, assustei-me um pouco. O terreno está muito escorregadio. Mas depois consegui imprimir um ritmo bom, forte, sem arriscar muito. O prólogo não correu de feição, fiquei sem travão nos últimos quilómetros, mas estou bem. Acho que estou em condições para amanhã atingir o meu objectivo, que é a vitória”, afirmou António Maio.
Nos quads, destaque para a prestação de Arnaldo Martins. O piloto do Suzuki foi o mais rápido na super-especial e no primeiro sector selectivo da Baja TT do Pinhal e concluiu o dia com 1m30,27 segundos de vantagem sobre Filipe Martins. Luís Pimenta ocupa o último lugar do pódio, mas já a mais de três minutos do líder.
Para Arnaldo Martins, a tarde de competição foi muito positiva. “O traçado é espectacular, mesmo ao meu gosto. Tive um pequeno percalço num controlo de velocidade, mas fora isso, correu bem. Vamos ver como corre amanhã. Se tiver de atacar, ataco, se tiver de gerir, vou fazer a gestão”, explicou o comandante na classificação reservada aos quads.
A prova dos SSV está ao rubro com os dois primeiros classificados separados por apenas 1,67 segundos. Na super-especial, a dupla do Polaris João Lopes/Bruno Santos foi a mais forte. A equipa deixou Pedro Santinho Mendes em segundo e Rui Serpa em terceiro. Mas durante os 31,44 quilómetros do primeiro sector selectivo, o piloto do Can-Am Maverick X3 XRS conseguiu ser mais rápido do que os então líderes e assumiu o comando. Bruno Martins, que se atrasou no prólogo, foi o mais rápido em SS1 e acabou o dia em terceiro. Os três primeiros têm apenas 10,55 segundos a separá-los.
Amanhã, a Baja TT do Pinhal continua para as motos, quads e SSV com dois sectores selectivos. O primeiro do dia, segundo da prova, tem 136,91 quilómetros de extensão e começa às 7h30. O segundo arranca às 13 horas e apresenta um percurso com 160 km.
Top-3 nas motos
1º António Maio Yamaha WR 450 F 36m33,89s
2º Sebastian Buhler Yamaha WR 450 F a 19,59s
3º Luís Teixeira Yamaha WR a 2m08,32s
Top-3 nos quads
1º Arnaldo Martins Suzuki 38m26,67s
2º Filipe Martins Kawasaki KFX 450R a 1m3027s
3º Luís Pimenta Suzuki LTR 450 a 3m14,95s
Top-3 nos SSV
1º Pedro Santinho Mendes Can-Am Maverick X3 XRS 39m27,26s
2º Filipe Martins Polaris RZR XP Turbo a 1,67s
3º Luís Pimenta Can-Am Maverick X3 XRS a 10,55s