António Maio (Motos), Arnaldo Martins (Quads) e Pedro Santinho Mendes (SSV) foram os vencedores
Disputada em condições meteorológicas extremas, o Raid TT da Ferraria cumpriu a sua 30ª edição com corridas muito animadas. António Maio, Arnaldo Martins e Pedro Santinho Mendes foram os vencedores das três disciplinas em competição.
Entre chuva e sol a etapa inaugural do Raid TT da Ferraria começou em Abrantes ao lado do Tejo com um cenário magnífico para as verificações técnicas e para o parque fechado que reuniu mais de 120 equipas.
Desportivamente, a etapa inicial com 36 quilómetros cronometrados teve no campeão António Maio o mais rápido nas duas rodas. Sebastian Bühler abriu a pista e gastou mais 5s que António Maio, ambos em Yamaha. Com o 3º tempo, mas já a mais de 1m ficou Mário Patrão em KTM.
A competição moto viu-se entretanto privada do seu piloto mais jovem já que Martim Ventura, 4º classificado em Góis, acabou por não ser autorizado a partir.
Entre os Quad confirmou-se o domínio de Arnaldo Martins, o vencedor da prova de abertura. Atrás da Suzuki do piloto de Cabeceiras de Basto ficou a Kawasaki de Filipe Martins e a Yamaha pilotada por Vitor Caeiro.
Com quase seis dezenas de máquinas inscritas, o Raid TT da Ferraria assistiu à estreia dos novos Polaris e ao regresso de João Lopes. E seria exatamente o piloto de Torres Vedras a averbar o melhor tempo com uma folgada vantagem de 45s sobre o 2º classificado. Nas posições seguintes ficaram os dois Can-am que terminaram nas duas primeiras posições em Góis. Bruno Martins terminou na 2ª posição, com 4s de vantagem sobre Pedro Santinho Mendes.
Se João Lopes foi o mais rápido do Troféu Polaris e Bruno Martins conseguiu o melhor tempo para o Troféu Can-am, o vencedor na primeira etapa da Taça Yamaha foi Ricardo Carvalho que realizou o 6º tempo absoluto.
No dia seguinte foi sob chuva torrencial que se disputou a segunda e derradeira etapa do Raid TT da Ferraria que regressaou aos terrenos que sempre fizeram parte das anteriores edições desta competição com uma dupla passagem por um troço de 83 Km.
Na competição moto e depois do abandono prematuro de Sebastian Bühler, o campeão António Maio passou para o comando da corrida e assegurou uma importante vitória nesta que foi a segunda etapa do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno. Mário Patrão, aos comandos de uma KTM foi o segundo classificado tendo gasto mais 7m que o piloto da Yamaha. Companheiro de equipa de Maio, Luís Teixeira terminou na derradeira posição de pódio, tendo triunfado na classe TT3.
Entre os Quad a classificação final não se alterou face aos resultados do primeiro dia. Arnaldo Martins confirmou o favoritismo e terminou com quase 10m de vantagem sobre o segundo classificado. Filipe Martins em Kawasaki e Vitor Caeiro em Yamaha formaram o pódio ao lado da Suzuki do piloto de Cabeceiras de Basto.
Entre os SSV a luta foi emocionante do início ao fim. No final dos primeiros 83 km disputados na 2ª etapa os seis primeiros estavam separados por 41s, mas à chegada o triunfo premiou mais uma excelente corrida de Pedro Santinho Mendes, atual vice-campeão nacional.
Com esta vitória, Santinho Mendes passou para a liderança do Campeonato à frente de Bruno Martins que foi o 3º classificado e o segundo do Troféu Can-am, ganho pelo vencedor deste Raid TT da Ferraria. Em 2º lugar, a 36s do vencedor, terminou o campeão nacional João Dias que venceu o Troféu Polaris. A Taça Yamaha teve como vencedor Ricardo Carvalho que terminou na 7ª posição absoluta.
O Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno prossegue a 14 e 15 de Abril com a Baja de Loulé.