Quando no próximo dia 26 de Maio se iniciar a Baja Capital dos Vinhos de Portugal, a disputar no Alentejo, na região de Reguengos de Monsaraz, estará também dada a partida para aquela que será a 10ª temporada do Desafio Mazda, desde o início patrocinada pela Total, e que se mantém como uma iniciativa única no panorama do todo-o-terreno nacional, proporcionando, ao longo dos anos, um crescente grau de competitividade e interessantes lutas no seio do seu pelotão e até, por diversas vezes, em termos de geral das provas que integra.
Ponto fundamental nesta competição relaciona-se directamente com a promoção que é feita à disciplina do Todo-o-Terreno, à qual a Mazda está ligada de forma indelével. Assim, as bases da competição monomarca não sofrem alterações destacando-se, neste plano, o relevante lote de prémios que ascende a 53.500 Euros, divididos entre prémios por prova e no final da temporada.
No final de uma das temporadas mais disputadas de que há memória, o pódio final do Desafio Total/Mazda 2016 coroou como “Campeões” a dupla Etelvino Carvalho / João Penedo, um título que o primeiro já havia saboreado em 2013, mas que foi uma estreia para o seu co-piloto. A enorme regularidade ao longo da temporada permitiu-lhes saborear essa subida ao lugar mais alto de um pódio que, a secundá-los, se gravou, nas respectivas categorias de Pilotos e Navegadores, os nomes de Tiago Avelar e Pedro Dias da Silva (com 1 mero ponto a separá-los), e José Janela e Silva Santos.
Para a história e palmarés das provas ficaram as vitórias de Pedro Oliveira/Ricardo Oliveira em Reguengos, de Pedro Dias da Silva/José Janela nas Bajas do Pinhal e de Portalegre e de João Rato/Vitor Hugo em Idanha-a-Nova. Já Etelvino Carvalho, com um forte acumulado pontual à entrada da derradeira prova do ano, garantia o seu sucesso no final de uma muito dura edição das 24 Horas Vila de Fronteira, a festa do todo-o-terreno que tradicionalmente encerra o Desafio e a própria modalidade no nosso país. Uma vitória que lhe garantia a merecida revalidação de um título que já fora seu.
Os respectivos troféus aos vencedores e vencidos da pretérita temporada foram hoje entregues em cerimónia dedicada, realizada na Fábrica Militar de Braço de Prata, na zona oriental de Lisboa, pelos responsáveis da Mazda Motor de Portugal e da Total Portugal Petróleos. Um palco improvisado onde também se premiou Etelvino Carvalho como “Melhor Preparador”, do seu próprio Mazda Proto, entregando-se o galardão de “Melhor Concessionário Mazda” à Elpídio & Horácio.
A temporada de 2017 com algumas novidades
Encerrada esta 9ª temporada, eis que o Desafio Total/Mazda atinge o número redondo das 10 edições, uma vez mais associando os Lubrificantes Total, agora através da recém-constituída nova representante nacional, à Mazda, nesta aposta conjunta de sucesso no todo-o-terreno nacional, projecto que continua a ter a EuropAssistance e a Avivar como parceiros.
O Desafio Total/Mazda 2017 demarca-se das temporadas anteriores através de algumas novidades, como sejam as mexidas ao nível do Regulamento nos capítulos referentes às pontuações, passando as equipas ter uma motivação adicional com a atribuição de um ponto extra para o melhor classificado no Prólogo e em cada Sector Selectivo.
Relativamente às provas, mantém o programa desportivo já apresentado em 2016, contemplando cinco provas: Baja TT Capital dos Vinhos de Portugal, Baja TT do Pinhal, Baja TT de Idanha, Baja TT e 24 Horas TT Vila de Fronteira.
Relativamente a mais uma temporada do Desafio Total/Mazda, José Santos, responsável da Mazda Motor de Portugal pela competição, sublinha que: “é com enorme agrado que a Mazda e a Total voltam a dar corpo a esta competição que já criou raízes no panorama do TT Nacional. Ao longo dos anos o Desafio foi evoluindo e a verdade é que 2016 foi a época em que contámos com mais equipas e, consequentemente, com maior competitividade. O ano de 2017 promete e foi no sentido de incrementar a animação em torno da nossa competição que promovemos algumas mudanças que, a nosso ver, vão apimentar, ainda mais o Desafio Total/Mazda.”
Acrescente-se que decorrente do interesse e procura registados para a potencial aquisição de novos kits Mazda CX-5, com que se revestem os Mazda Proto, é expectável um número de inscritos superior ao do ano findo. Quanto a nomes e numa altura em que estamos a mais de dois meses do início da temporada, é ainda um pouco cedo para afirmar, com uma certeza absoluta, que nomes se irão manter no plantel do Desafio e que novos outros poderão surgir para tentar o assalto ao título de 2017 e, assim, inscrever o seu nome no palmarés da iniciativa.
Calendário, pontuações e prémios em jogo
Garantida estará, assim, a competitividade nas cinco provas que fazem parte do Calendário do Desafio Total/Mazda 2017, sendo a seguinte a sua estrutura:
26 a 28 Maio Baja Capital dos Vinhos de Portugal S. A. Reguenguense
16 a 17 Junho Baja TT do Pinhal Escuderia Castelo Branco
08 a 09 Setembro Baja TT de Idanha-a-Nova Escuderia Castelo Branco
26 a 28 Outubro Baja TT Portalegre 500 ACP Motorsport
23 a 26 Novembro 24 Horas TT Vila de Fronteira ACP Motorsport
Em termos de Pontuações, voltam a dividir-se pelo top 10 de cada prova, com 25, 18 e 15 pontos, respectivamente, para os lugares do pódio das quatro Bajas, sendo atribuídos aos restantes, por ordem de classificação, 12, 10, 8, 6, 4, 2 e 1 pontos. Em Fronteira os pilotos terão de atingir o final das 24 Horas para alcançarem a totalidade de pontos em jogo, prova em que a vitória valerá 50 pontos, o 2º lugar 36 pontos e o 3º atribuirá 30 pontos (mais 5 pontos do que uma vitória numa Baja). As restantes pontuações têm a mesma estrutura das bajas tradicionais, mas duplicando-se os pontos atribuídos.
Novidade neste capítulo são as Pontuações Extra, com a dupla mais rápida em cada Prólogo de todas as Bajas a obter 1 ponto, tal como acontecerá com as equipas que fizerem os melhores tempos em cada uma das Especiais (SS) das provas, valendo-lhes 1 ponto por SS (nota: excepto 24 Horas TT Vila de Fronteira).
O Pacote de Prémios para o presente ano é de novo significativo, com um total de 53.500 euros em jogo. Contempla 6.000 euros para cada Baja, 1.500 dos quais para o piloto vencedor, montantes que duplicam em Fronteira. No final do ano os orçamentos dos cinco primeiros Pilotos classificados no Desafio 2017 ver-se-ão contemplados com 6.500 euros para o ‘Campeão’, 5.000 para o 2º classificado e 3.000 para o 3º, 1.750 para o 4º e 1.250 euros para o 5º mais pontuado.
Para além das taças entregues a todos os pilotos e navegadores classificados, por prova e no evento de consagração, destacam-se os denominados “Prémios Prestigio” que premeiam o “Melhor Concessionário Mazda” e o “Melhor Preparador”, ambos inerentes à equipa que vier a sagrar-se vencedora.
segunda-feira, 13 de março de 2017
10 ANOS DE DESAFIO MAZDA: Prepara-se nova temporada plena de sucesso
Publicado em segunda-feira, março 13, 2017