domingo, 8 de janeiro de 2017

Dakar 2017: IVECO Powerstar de Gerard de Rooy líder à entrada da 2ª semana de prova

Muitos foram os veículos a braços com problemas devido à enorme quantidade de lama encontrada ao longo do percurso da Etapa de 6ª Feira. Um camião capotou à passagem num rio e a navegação por carta tornou-se praticamente impossível para os concorrentes. Dado que as condições meteorológicas não melhoraram, Marc Comas e a organização decidiram anular a 6ª Etapa, aquela que iria ser a mais longa tirada da edição 2017 do Dakar.

 O PETRONAS Team De Rooy IVECO alcançaram, assim, o fim-de-semana na liderança da Classificação Geral, com Gerard De Rooy e o seu IVECO Powerstar #500 no 1º lugar, posição de onde sai hoje para a segunda parte do Dakar 2017.

 A decisão foi tomada na noite de sexta-feira, depois de confirmadas as péssimas condições da estrada para Etapa de Sábado. Num comunicado à imprensa, a ASO resume assim a situação: “Tendo em contas as condições climatéricas extremas e pelo facto de alguns concorrentes estarem ainda algures no percurso, dado que é impossível trazer todos os veículos dos participantes até ao bivouac para preparar, em condições ideais, a etapa seguinte, e tendo em consideração que os membros da organização encarregues do reconhecimento para a etapa da amanhã informaram que a estrada está impraticável, a 6ª Etapa Oruro - La Paz foi anulada.” 

 Como afirmou De Rooy à chegada, depois de obter a sua 32ª vitória em etapas do Dakar, “Os primeiros 100 km do percurso foram em montanha, o que foi mesmo muito duro. No princípio, o tempo estava seco, mas depois veio a chuva. Contámos sempre com muita tracção no nosso camião e não cometemos erros de navegação, algo que não aconteceu com muitos dos nossos adversários.”

 Gerard de Rooy e a IVECO alcançaram, assim, o Dia de Descanso no 1º lugar da Classificação Geral, tendo vencido as duas últimas duas Especiais.

 Depois das dificuldades por que passaram na 6ª Feira, os também holandeses Ton van Genugten e Wuf van Ginkel trabalharam afincadamente nos seus IVECO Trakker #507 e #525, respectivamente, preparando a segunda metade da prova que hoje se inicia.

 Por seu lado, Federico Villagra, ao volante de outro IVECO Powerstar, vai centrar as suas atenções no regresso ao top 5 da Geral.

 Classificação Geral – Dakar 2017

 1. Gerard de Rooy (IVECO) 14h06m07s
2. Eduard Nikolaev (Kamaz) + 2m23s
3. Dmitry Sotnikov (Kamaz) + 6m36s
 4. Airat Maedeev (Kamaz) + 16m32s
5. Pascal de Baar (Renault Trucks) + 32m25s
----------- 6. Federico Villagra (IVECO) + 34m30s
 ----------- 10. Ton van Genugten (IVECO) + 6h07m03s
 ----------- 16. Wuf van Ginkel (IVECO) + 7h04m34s