segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Dakar 2017: IVECO e Team PETRONAS De Rooy IVECO partem hoje para a grande aventura

O Team PETRONAS De Rooy IVECO está a postos para mais uma edição do mais famoso rally-raid de todo-o-terreno. A partir de hoje, 2 de Janeiro e até 14 de Janeiro, três camiões IVECO vão enfrentar as duras pistas da América do Sul.

 Gerard De Rooy comanda a equipa, com o co-piloto Moi Torralardona e o mecânico Darek Rodewaldduras, a bordo de um IVECO Powerstar. Ton van Genuten, o co-piloto Anton van Limpt e o mecânico Bernard der Kinderen dividem os comandos de um IVECO Trakker, após o excelente 5º lugar obtido no Dakar de 2016 com o camião de apoio, que este ano está entregue à dupla Wuf van Ginkel/Bert van Donkelaar.

 A nova edição do mais famoso rally-raid do mundo, o Dakar, arranca agora na América do Sul e, mais uma vez, a IVECO enfrenta a prova com o Team PETRONAS De Rooy IVECO, utilizando três camiões IVECO – um Powerstar e dois Trakker – a que se juntam seis Trakker de apoio à equipa. A prova começa hoje, 2 de Janeiro, e prolonga-se até ao próximo dia 14.

 O percurso da edição de 2017 do Dakar afigura-se particularmente duro: 12 etapas ao longo de uns exigentes 8.000 quilómetros, dos quais 3.000 km em Sectores Selectivos. Nesta sua 39ª edição, o Dakar atravessa o Paraguai pela primeira vez, sendo o 29º país a fazer parte da história da prova e o 5º na América do Sul, onde os concorrentes vão enfrentar, nesta altura do ano, níveis de humidade até aos 100%. Durante uma semana os concorrentes vão atravessar territórios montanhosos, com troços situados 5.000 metros acima do nível do mar. A parte disputada na Bolívia será mais longa do que a do ano passado e as etapas nocturnas serão cumpridas com temperaturas abaixo de zero, algo de que os pilotos vão sentir saudades nas etapas na Argentina, onde os esperam temperaturas superiores a 50 ºC. A Argentina tem sido o país anfitrião da prova e, este ano, será também o palco da grande final. 

Todos os concorrentes alinham à partida para a 1ª Etapa da prova, um percurso de 454 km, dos quais apenas 30 cronometrados) entre Asunción e a primeira paragem em Resistencia. A distância não é o que mais preocupará os pilotos, mas sim a tensão que sempre caracteriza o ambiente do primeiro dia de prova, em que a obtenção de um bom andamento se revela fundamental para o seu desenrolar. Depois dos excelentes resultados obtidos em 2016, o Team PETRONAS De Rooy Iveco está de volta e pronto a enfrentar todos os desafios, com Gerard de Rooy e Ton van Genuten a contar com o apoio de Wuf van Ginkel.

 Vencedor em 2012 e 2016, Gerard de Rooy, ao volante de um IVECO Powerstar nº 500, será acompanhado pelo co-piloto Moi Torrallardona. A bordo do seu Powerstar segue também o mecânico Darek Rodewald, assegurando apoio técnico ao longo de toda a prova. Aos comandos do segundo veículo, um IVECO Trakker nº 507 estará o piloto Ton van Genugten acompanhado do co-piloto Anton van Limpt e do mecânico Bernard der Kinderen. O segundo IVECO Trakker, com o nº 525, está entregue a Wuf van Ginkel, piloto que faz a sua estreia com camiões IVECO, tendo a seu cargo a assistência rápida durante a prova. Erik Kofman será o seu co-piloto, com Bert van Donkelaar como mecânico.

 Federico Villagra, uma das revelações da edição de 2016, vai disputar a vitória num IVECO Powerstar, tendo Adrain Arturo como co-piloto e Ricardo Adrian Torlaschi como mecânico.