No total, a Etapa previa 438 km cronometrados divididos por duas secções distintas entre Tupiza e Oruro. Mas as chuvas torrenciais e o granizo levaram à decisão de interromper a prova no final da primeira parte da especial.
Graças a uma condução sem erros e à grande fiabilidade do seu IVECO Powerstar, Gerard de Rooy conseguiu garantir uma vitória importante na Etapa, agora que a prova se aproxima da conclusão da sua primeira metade. O holandês comandou desde a partida e manteve-se sempre na liderança da classe dos Camiões, terminando a jornada com 2h39m12s, quase doze minutos menos do que Eduard Nikolaev (Kamaz).
Nas palavras do próprio De Rooy à chegada, depois de obter a sua 32ª vitória em etapas do Rali Dakar, “Os primeiros 100 km do percurso foram em montanha, o que foi mesmo muito duro. No princípio, o tempo estava seco, mas depois veio a chuva. Contámos sempre com muita tracção no nosso camião e não cometemos erros de navegação, algo que não aconteceu com muitos dos nossos adversários.”
Com duas vitórias consecutivas, o líder do Team PETRONAS De Rooy IVECO está agora, primeira vez em 2017, no comando da prova, apesar de há dois dias ter perdido meia hora devido a problemas no sistema de gestão da pressão dos pneus.
Por seu lado, Ton van Gunegten teve problemas na primeira parte da Etapa, tendo ficado atolado na lama devido à chuva torrencial. O IVECO Trakker #507 perdeu quase quatro horas para o seu companheiro de equipa De Rooy, e as suas hipóteses de chegar ao top 10 são agora algo diminutas, embora a prova não esteja ainda a meio.
Por sua vez, Wuf van Ginkel e os seus companheiros perderam bastante tempo ao perderem-se por diversas vezes ao longo da Especial e também por terem parado para ajudar o Van Genugten, tendo alcançado a meta com mais 3h57m26s do que o vencedor. No final da Etapa, Van Ginkel e Van Genugten sofreram ainda uma penalização de duas horas.
O dia também não foi lá muito produtivo para Federico Villagra, que estava ontem na 2ª posição da Geral. Aos comandos de outro IVECO Powerstar, o argentino perdeu 46m50s para De Rooy e caiu para o 6º lugar.
A 6ª Etapa do Dakar 2017 ligará Oruro a La Paz, naquela que seria a Especial mais longa da prova, com 513 km cronometrados e onde a caravana andaria pelos 4400 metros de altitude foi, entretanto, anulada pela organização, em virtude da deterioração das condições atmosféricas. A caravana segue, assim, para o Dia de Descanso na capital da Bolívia.
sábado, 7 de janeiro de 2017
Dakar 2017: IVECO e De Rooy vencem mais uma Etapa com uma especial encurtada devido ao mau tempo
Publicado em sábado, janeiro 07, 2017