terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Dakar 2017: IVECO com dois lugares no pódio da Etapa e líder da Geral

Dois camiões IVECO do Team PETRONAS De Rooy IVECO concluíram a 7ª Etapa entre os cinco mais rápidos. Ton van Genugten foi 2º, enquanto Gerard de Rooy terminou em 4º, mantendo a liderança na Classificação Geral. Federico Vilagra e o seu IVECO foram os outros ocupantes do pódio.

 A caravana do Dakar 2017 voltou à estrada após dois dias sem competição devido às chuvas fortes na Bolívia mas, mais uma vez, a organização foi forçada a encurtar a 7ª Etapa em resultado do mau tempo constante que tem vindo a causar estragos nas estradas e caminhos do percurso.

 Inicialmente com 322 km, a Especial foi reduzida para metade, sendo apenas 161 km a contabilizar ao cronómetro, numa etapa mista composta por secções da 6ª Etapa que foi cancelada no Sábado. O dia marcou o início da “Etapa Maratona”, em que as equipas de todas as classes, com excepção dos Camiões, não podem receber assistência técnica nos seus veículos, trabalho esse que apenas pode ser feito pelos próprios pilotos.

 Apesar das dificuldades sentidas por todos os concorrentes, foi um excelente dia para o Team PETRONAS De Rooy IVECO. Aos comandos do IVECO Trakker #507, Ton van Genugten cortou a meta com o 2º melhor tempo, a apenas 2m51s de Sotnikov, o vencedor da jornada. O holandês beneficiou bastante com este resultado e progrediu na Classificação Geral, depois de ter chegado ao fim da primeira metade do rali numa posição difícil.

 Vencedor da última edição do Dakar na categoria dos Camiões, Gerard de Rooy conquistou um 4º lugar que lhe garante a liderança da Geral com o seu IVECO Powerstar #500, numa altura em que faltam ainda cinco etapas para se atingir Buenos Aires.

 No IVECO Powerstar #525, Wuf van Ginkel terminou na 13ª posição, a 12 minutos do líder. Com este resultado, o piloto holandês ficou a mais de sete horas dos comandantes da prova e está fora do top 20 da Geral.

 Ao volante do Powerstar #502, Federico Villagra obteve mais um lugar no pódio e chegou a Uyuni no 3º posto, com menos de um minuto de diferença em relação a van Genugten. O argentino ocupa agora a 5ª posição, colocando um segundo IVECO no top 5 à Geral.

 A prova prossegue em direcção à Argentina, com um dia muito longo para todos os participantes. Serão cumpridos quase 900 km, 492 dos quais num percurso cronometrado entre a Bolívia e a Argentina.