Gerard De Rooy teve um dia difícil, marcado por dois furos, mas conseguiu manter-se no 3º lugar na Classificação Geral.
Pela primeira vez numa semana, o Rali Dakar conseguiu fazer disputar uma Etapa completa, com a prova a cumprir a ligação entre Chilecito e San Juan, na zona Ocidental da Argentina. Dadas as anulação parciais ou totais de Especiais nas últimas cinco Etapas, a 10ª Etapa foi a mais longa da presente edição da prova. Ontem, os pilotos de todas as categorias percorreram 449 km cronometrados até chegar ao bivouac, em San Juan.
Não foi um dia fácil para a IVECO, embora Gerard de Rooy tenha começado bem a jornada ao volante do Powerstar #500. No Waypoint 1, o líder do Team PETRONAS De Rooy IVECO tinha menos de um minuto de diferença para o primeiro classificado dos camiões, mas os dois furos de que foi vítima fizeram-no perder muito tempo e o holandês passou para uma diferença de 23m43s. Apesar de conseguir manter-se no 3º posto, De Rooy está agora a 24m17s do comandante da prova.
Os Trakker de Ton van Genugten (#507) e Wuf van Ginkel (#525) arrancaram atrás do seu colega de equipa e ambos sofreram bastante nesta Etapa. Durante a primeira secção, perderam meia hora e terminaram entre os 15 primeiros. Van Genugten acabou a Etapa com mais 35m02s do que o líder, Nikolaev, enquanto Van Ginkel ficou a 37m54s do comandante da prova.
Ao volante do seu Iveco Powerstar #502, Federico Villagra perdeu mais de meia hora nesta difícil Especial, situação que acabou com as suas aspirações de subir na classificação. O argentino continua na 4ª posição, mas tem agora quase uma hora de diferença para o Kamaz que ocupa o 1º lugar da Geral.
A prova aproxima-se agora de Buenos Aires, onde no Sábado, 14 de Janeiro, terá lugar a cerimónia final, com a entrega dos troféus aos vencedores após 9.000 km percorridos pelas estradas e caminhos da América do Sul.
sexta-feira, 13 de janeiro de 2017
Dakar 2017: Etapa bastante difícil deixa De Rooy na 3ª posição
Publicado em sexta-feira, janeiro 13, 2017