Gerard de Rooy alcançou o melhor resultado para o PETRONAS De Rooy IVECO, terminando a 2ª Etapa, por sinal muito rápida, no 5º lugar, ficando a apenas 11 segundos de um lugar no pódio.
A caravana do Dakar chegou ao Bivouac em Tucmán, a norte da Argentina, após uma longa jornada com 800 km de condução. As quatro equipas da IVECO continuam em força na prova, com os dois Powerstar posicionados entre os 10 primeiros da geral.
Os camiões chegaram à meta cobertos de lama e poeira, e, em declarações à imprensa, os pilotos referiram as condições particularmente difíceis sentidas ao longo de diversas fases do percurso, primeiro devido ao muito pó no ar e, mais tarde, por causa da água que cobria uma boa parte do piso. Ao longo desta especial os maiores perigos foram a lama e as altas velocidades – superiores a 100 km/h – dois factores que não combinam propriamente bem.
Com dois 5ºs ºlugares nos dois primeiros dias de prova, o IVECO de Gerard de Rooy ocupa agora o 4º posto da Classificação Geral, com mais de três horas na bagagem. De Rooy terminou esta 2ª Etapa com mais 3m03s do que Martin van der Brink, o vencedor do dia e 1º da geral. Na Etapa, de Rooy ficou a apenas 11 segundos do pódio.
Nesta 2ª Etapa os Iveco Trakker ficaram um pouco para trás. Ton van Genugten, o holandês que deu à IVECO um lugar no pódio no primeiro dia de competição do Dakar de 2017, sofreu um furo e cortou a meta com uma diferença de 13m01s para o vencedor, caindo de 2º para o 16º da classificação. Já Wuf van Ginkel subiu diversas posições, recuperando do 42º lugar do primeiro dia para terminar com o 26º melhor tempo, prestação que o coloca na 28ª posição da geral.
Federico Villagra, o piloto argentino que ficou em 3º lugar no último Dakar, terminou o dia na 6ª posição, a 2 segundos de De Rooy. Sobe, assim, dois lugares na classificação, passando de 9º para 7º da geral. Ambos os Powerstar parecem ser bastante consistentes nas etapas, o que lhes permitirá ir subindo na classificação, rumo ao pódio.
O Rali Dakar prossegue em direcção ao Norte da Argentina e, pela primeira vez, este ano a caravana alcançará altitudes da ordem dos 4000 metros acima do nível do mar. A classe dos Camiões terá pela frente uma especial de 146 km, com mais 416 km de ligação para chegar a San Salvador de Jujuy.
quarta-feira, 4 de janeiro de 2017
Dakar 2017: dois camiões IVECO entre os 10 primeiros numa 2ª etapa extremamente rápida
Publicado em quarta-feira, janeiro 04, 2017