Alexandre e Rui Franco tiveram uma Baja Portalegre bastante atribulada, o que os impediu de poder uma vez mais lutar por um pódio entre os pilotos do Campeonato Nacional de Todo o Terreno.
Alexandre Franco começou por reconhecer que “este foi um fim-de-semana muito exigente para a nossa equipa. Para além preparativos habituais para a nossa corrida, tínhamos também em colaboração com a Franco Sport e a JR Sport na gestão das sete equipas que connosco disputavam a Baja de Portalegre”.
O piloto que conta com os apoios da Goldentrans e da DURA Automotive Systems reconheceu que a dupla entrou “cautelosos no prólogo, uma vez que de seguida tínhamos logo um sector sem assistência pelo meio. Nesse sector decidimos aumentar o ritmo, mas a quatro quilómetros do final do mesmo, a direcção cedeu e fez-nos perder todo o tempo que tínhamos ganho, pelo que tivemos que ser ‘criativos’, uma vez que só conseguia virar para a direita com o volante, enquanto para o lado esquerdo, apenas era possível com o meu irmão sentado em cima do capot do carro a comandar as rodas para o lado contrário com os pés! Mesmo assim nada estava perdido, mas ao fim de oito quilómetros do primeiro sector de sábado, foi um fio do alternador que partiu e nos obrigou a perder mais de duas horas, comprometendo em definitivo a nossa corrida. Como desistir é palavra que não nos faz justiça, procurámos resolver o problema da forma possível e após passar o último concorrente do Desafio Nacional, conseguimos recolocar o BMW Série 1 Proto a andar e arrancámos…para os problemas continuarem. O limpa pára-brisas não funcionava, pelo que apenas nos cursos de água conseguíamos limpar o mesmo e a quarenta quilómetros do final, tivemos que trocar uma rodas…sem a colaboração do macaco, que decidiu não nos ‘ajudar’. É mais uma Baja de Portalegre terminada, mas muito sofrida. Se este tivesse sido um fim-de-semana para nos preparar para um Dakar, teria sido desafio superado”
Terminado o Campeonato Nacional de Todo o Terreno, a Scuderia Goldentrans/DURA já está a trabalhar para a presença nas 24 Horas de Fronteira, prova na qual a dupla espera repetir a vitória na Categoria T2.