sexta-feira, 9 de setembro de 2016

13 Mazda Proto em acesa luta pela vitória na Beira Interior

O Desafio Total/Mazda 2016 vai continuar neste fim-de-semana, com aquela que será a terceira prova do seu calendário, a Baja TT Idanha-a-Nova, integrada no programa da prova organizada pela Escuderia Castelo Branco e pontuável para o Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno. Aquela que se mantém como a única competição monomarca do panorama nacional de provas offroad irá ter à partida 13 equipas, perspetivando-se, por isso e de novo, uma elevada competição nesta iniciativa da Mazda Motor de Portugal e da Total, este ano com um nível de competitividade sem igual!

 Nas técnicas e sinuosas estradas dos pinhais da região de Idanha-a-Nova irão evoluir não só os principais candidatos ao título, como também as restantes duplas que disputaram as duas anteriores provas do calendário. Entre elas, encontram-se Etelvino Carvalho e João Penedo que, apesar de ainda não terem subido ao lugar mais alto do pódio este ano, se encontram no comando das tabelas de Pilotos e Navegadores do Desafio 2016, graças à regularidade demonstrada, totalizando 30 pontos. 

Mas isto sem que possam estar descansados, pois logo atrás, a apenas 5 pontos, estão três duplas: Pedro Oliveira/Ricardo Oliveira, os vencedores da primeira ronda, em Reguengos de Monsaraz, Pedro Dias da Silva/José Janela, que ganharam a Baja TT do Pinhal, e ainda Tiago Avelar/Silva Santos, que justificam a sua posição igualmente por uma extrema regularidade de prestações. 

Ligeiramente mais longe, mas não de forma dramática, numa altura em que faltam ainda disputar três provas – esta jornada de Idanha-a-Nova, a Baja TT Portalegre 500 e as 24 Horas TT Vila de Fronteira – e sabendo-se que uma vitória vale 25 pontos, um 2º lugar, 18 e um 3º lugar mais 15, encontram-se Francisco Gil/Filipe Rasteiro, com 18 pontos, Jorge Cardoso/Joaquim Norte, com 15 e o regressado João Pedro Pais/Pedro Marcão, estes com um pecúlio de 10 pontos.

 Está, por isso, tudo ainda bastante em aberto na luta pelos nomes daqueles que serão os sucessores de João Rato/João Ratinho, vencedores da edição de 2015 desta competição e que na edição deste ano ainda estão em branco em termos de pontuações, embora também eles com pretensões à revalidação do título, assim as pontuações conquistadas até final do ano os façam subir nas tabelas. 

Em Idanha-a-Nova serão, assim, 13 os de Mazda Proto participantes na jornada, todos ostentando o visual do popular SUV CX-5, fruto de um kit de carroçaria específico. Em conjunto irão, como aliás sucedeu nas provas anteriores, contribuir para uma acirrada luta pelos melhores lugares, na categoria e até para um potencial lugar no top-10 geral da prova albicastrense, dando um colorido muito especial ao todo-o-terreno nacional.

 Esta é uma iniciativa conjunta da Mazda Motor de Portugal e da Cepsa Portuguesa, representante no nosso país dos Lubrificantes Total, mantendo-se, também, EuropAssistance e Avivar como parceiros.