domingo, 19 de junho de 2016

Maio, Martins e Carvalho reinam na Baja TT do Pinhal

Corridas muito diferentes em todas as categorias 

O campeão nacional de TT em moto, António Maio, Arnaldo Martins, nos quads, e Ricardo Carvalho, nos UTV/Buggy, foram os vencedores da Baja TT do Pinhal. A prova organizada pela Escuderia, pontuável para os campeonatos nacionais das respectivas categorias, teve corridas muito distintas num grande espectáculo de Todo-o-Terreno que teve a região entre Sertã, Vila de Rei e Proença-a-Nova como palco privilegiado.

 Nas motos, António Maio regressou à competição depois de uma queda sofrida na jornada anterior. O campeão nacional apresentou-se na jornada da Escuderia com o intuito de mostrar que as lesões sofridas já foram debeladas. Fê-lo da melhor maneira. Começou por ganhar o prólogo. De seguida, consolidou a liderança nos sectores selectivos um e dois. Com uma vantagem superior a três minutos sobre o líder do campeonato, Sebastian Buhler, geriu a diferença e cumpriu os últimos quilómetros para assegurar a vitória. Ainda assim, perdeu apenas oito segundos e acabou a Baja TT do Pinhal com 2m49,97s a menos que o segundo classificado.

 Buhler teve uma prova consistente. Só não foi mais devido a três saídas de pista que o fizeram perder algum tempo. Tarefa mais difícil teve Gustavo Gaudêncio. O último lugar no pódio foi um prémio depois dos problemas de travões sentidos na sua Honda que o fizeram perder bastante tempo, em especial no segundo sector selectivo. Ficou a quase 11 minutos do vencedor.

“Esta foi uma boa vitória, principalmente depois do que aconteceu na prova anterior. Já deitei fora uma pontuação e sabia que não podia falhar. Ainda faltam três jornadas para o fim do campeonato e sinto que tenho todas as condições para renovar o título de campeão”, afirmou António Maio.

 A Baja TT do Pinhal foi marcante no campeonato dos quads. Depois do domínio imperial de Roberto Borrego, foi a vez de Arnaldo Martins vencer. O piloto do Suzuki foi o primeiro a quebrar a supremacia do líder do campeonato. Não foi um simples golpe de sorte. Foi uma demonstração de vontade de vencer do início ao fim. Martins começou logo por ser o mais rápido no prólogo e repetiu o triunfo no primeiro sector selectivo. Borrego, que procurava o quarto triunfo consecutivo, não conseguiu acompanhar o ritmo no teste inicial e bateu com o quad no sector de ontem.

 No dia de hoje, Arnaldo Martins voltou a impor-se durante a manhã e à tarde geriu o andamento para chegar ao fim e conquistar o seu primeiro triunfo à geral. Já Roberto Borrego, atrasou-se ainda mais devido a problemas mecânicos no quad e a seguir a isso só se preocupou em pontuar. Com o líder do campeonato fora da luta pelo pódio, Filipe Martins e António Moreira lutaram pelo segundo e pelo terceiro lugares. O piloto da Kawasaki levou a melhor e deixou Moreira, em Yamaha, a menos de dez segundos de diferença.

  “Tinha de chegar a minha vez de vencer. Foi este fim-de-semana. Queria muito ganhar e, por isso, ataquei desde o início. Agora vamos começar a pensar já na próxima corrida”, afirmou Arnaldo Martins.

 A competição destinada aos UTV/Buggy foi a mais imprevisível. No final de cada sector competitivo havia um líder diferente mas, no final, Ricardo Carvalho (Yamaha) foi quem levou a melhor.

 A prova começou por ser liderada por Roberto Viñaras (Polaris). O espanhol venceu o prólogo e subiu ao primeiro lugar. Mas por pouco tempo. Em SS1, a dupla líder do campeonato, João Dias/João Filipe mostrou-se mais forte. A equipa do Polaris também não foi capaz de se manter na posição e deixou-a para Vítor Santos (Can-Am) após SS2.

 No terceiro sector selectivo, Viñaras ganhou mas já não conseguiu chegar ao primeiro lugar depois da quebra da correia de distribuição do Polaris a três quilómetros do fim de SS2. Teve de se contentar com o terceiro posto atrás de Vítor Santos, que foi segundo, e de Ricardo Carvalho, que conseguiu uma boa operação para o campeonato.

  “Esta vitória relança-me no campeonato. Foi um bom triunfo porque significa que estamos a evoluir. Ainda tive problemas de travões no UTV mas fui à luta e consegui ganhar”, disse, satisfeito, o vencedor da Baja TT do Pinhal.

 Finalizada a Baja TT do Pinhal, o campeonato entra na pausa de Verão. São cerca de dois meses e meio sem competição. Os motores voltam a ser ligados em mais uma organização da Escuderia Castelo Branco. A Baja TT de Idanha-a-Nova é q quinta jornada pontuável para os campeonatos nacionais de automóveis, motos, quads e UTV/Buggy e realiza-se nos dias 9 e 10 de Setembro. 

Classificação motos

1º António Maio Yamaha WR 3h17m09,60s
2º Sebastian Buhler Yamaha 250F a 2m49,97s
3º Gustavo Gaudêncio Honda CRF 490R a 10m55,54s 

Classificação quads

1º Arnaldo Martins Suzuki LTR 450 3h27m19,48s
2º Filipe Martins Kawasaki KFX 450R a 3m58,07s
3º António Moreira Yamaha YFZ450R a 4m07,42s

Classificação UTV/Buggy

1º Ricardo Carvalho Yamaha YXZ 1000R 3h32m53,93s
2º Vítor Santos Can-Am Maverick a 32,52s
3º Pedro Santinho Mendes Polaris RZR 1000 a 1m06,14s