Após o 1º Dia do Rali TT Reguengos de Monsaraz
Teve hoje início a edição de 2016 do Desafio Total Mazda, temporada histórica em termos de inscritos na única competição monomarca inserida no Nacional de TT. Com 12 equipas a apresentarem-se à partida do Rali TT Reguengos de Monsaraz, a competição está envolta em grande incerteza em relação ao resultado final, tantas são as equipas inscritas e a capacidade das mesmas.
João Rato/Vítor Oliveira assumiram, neste primeiro dia, a posição de líderes provisórios, tendo conseguido, com o Mazda Proto com as cores da PCR Motorsport, o melhor tempo em ambas passagens pelo sector de cinco quilómetros, desenhado junto à povoação de Outeiro (Monsaraz). O piloto de Portalegre foi 16º à geral e será, assim, o primeiro Mazda na estrada na etapa de amanhã, resultado de um dia em que “correu tudo bem, mas sinto alguma falta de ‘alma’ do motor. Tirando isso o carro está fantástico, principalmente de suspensão e consegui andar com muita confiança. Amanhã será diferente, porque o carro embalado tem outra capacidade, mas será certamente mais complicado nas zonas mais lentas, onde o motor tenha que recuperar rotação. Quero ganhar, mas o mais importante mesmo é chegar ao fim.”, afirmou João Rato.
A segunda melhor marca (8m42,92s) foi alcançada pela dupla Bruno Oliveira/Paulo Marques, os segundos mais rápidos em ambas as passagens pelo sector que os pilotos cumpriram sob o olhar atento de vários milhares de espectadores. O piloto de Ourém, que arrecadou ainda o 20º lugar à geral, afirmava no final que “o único percalço que tivemos aconteceu na primeira passagem em que fiquei com o acelerador preso. De resto foi um dia calmo. Amanhã é que é a valer.”
Estreantes na competição, Pedro Oliveira/Ricardo Oliveira entraram com o pé direito no Desafio Total Mazda e garantiram o terceiro melhor tempo no somatório das duas passagens, com um total de 8m44,9s, apenas nove segundos mais lentos que a melhor equipa do Desafio. “Confesso que eu próprio fiquei um pouco surpreendido com o terceiro lugar e estou, naturalmente satisfeito. Achei o carro muito diferente do que tinha experimentado, mas isso deve-se à montagem do restritor. Foi divertido e espero que amanhã volte a correr bem...” afirmou o piloto.
Apesar de um ou outro percalço, nomeadamente com diversos pilotos a sentirem dificuldades adicionais por terem cumprido a segunda passagem com o sol de frente, a verdade é que as 12 equipas que partiram chegaram ao final da etapa e amanhã teremos mais um dia de grande animação em torno do Desafio Total Mazda. A partida para a etapa complementar está agendada para as 8h45 de um Domingo que se prevê solarengo, novamente nos terrenos anexos à localidade de Outeiro, bem junto a Monsaraz.
CLASSIFICAÇÃO DESAFIO TOTAL MAZDA (APÓS A 1ª ETAPA)
1º João Rato/Vítor Oliveira (Mazda Proto), 8m35,35s
2º Bruno Oliveira/Paulo Marques (Mazda Proto), 8m42,92s
3º Pedro Oliveira/Ricardo Oliveira (Mazda Proto) 8m44,90s
4º Tiago Avelar/Silva Santos (Mazda Proto), 9m16,97s
5º Etelvino Carvalho/João Penedo (Mazda Proto), 9m20,96s
6º Francisco Gil/Filipe Rasteiro (Mazda Proto), 9m21,65s
7º Jorge Cardoso/Joaquim Norte (Mazda Proto), 9m26,08s
8º Bruno Rodrigues/Ricardo Claro (Mazda Proto), 9m28,61s
9o Rui Lopes/Luís Ferreira (Mazda Proto), 9m38,35s
10º Pedro Salgueiro/Gonçalo Pires (Mazda Proto), 10m02,87s
11º Floriano Roxo/Nuno Roxo (Mazda Proto), 10m05m04s
12º João Pedro Pais/Pedro Marcão (Mazda Proto), 12m20,11s