segunda-feira, 28 de março de 2016

Elisabete Jacinto superou dura etapa maratona

Elisabete Jacinto concluiu esta tarde a terceira etapa do Rallye Aïcha des Gazelles, a primeira de duas jornadas maratona que compõem a maior prova de navegação do mundo, que se disputou ao longo de dois dias. Depois de passar a noite no deserto, fora do acampamento da organização, a equipa 402 ultrapassou todas as dificuldades desta primeira maratona tendo assinalado com sucesso os 15 pontos de passagem obrigatórios.

 Após ter sido concluída a segunda etapa desta competição feminina, a piloto Elisabete Jacinto e a sua navegadora France Clèves ocupavam o sétimo posto da categoria Expert e, neste momento, terão que aguardar até ao meio-dia de amanhã para saber qual a classificação obtida nesta difícil jornada maratona que ficou marcada pela travessia das dunas Erg Chebbi e pela passagem do Oued Rhéris. Estes rios secos, ou oued em árabe, são por norma muito complicados de transpor devido aos sulcos e fendas que apresentam ao longo do seu percurso. Assim, a perícia de condução aliada à fiabilidade da Volkswagen Amarok foram essenciais para a equipa 402 superar esta etapa com sucesso.

 Depois de cumprir cerca de 230 quilómetros, realizados entre as vilas marroquinas de El Beida e Izougguerhn, Elisabete Jacinto descreveu as peripécias vividas nos últimos dois dias: “as etapas maratonas são de facto o grande desafio deste rali. O primeiro dia correu muito bem e apesar de termos atravessado as dunas do Erg Chebbi conseguimos fazê-lo com grande destreza e rapidez. Chegámos ao último CP por volta das 17:00 o que nos deu tempo para acampar com calma e pudemos descansar. Este segundo dia foi mais difícil e acabámos por cometer um erro num dos CPs e por este motivo fizemos mais quilómetros. Mas, para além dessa contrariedade fizemos linhas retas quase perfeitas em locais de montanha muito complicados. Com a pressa de chegar ao fim, a poucos quilómetros do acampamento, furámos um pneu. Mas, conseguimos mudar o pneu rapidamente e terminámos já de noite esta etapa maratona” contou a portuguesa. 

Amanhã logo pelas 6:00 dá-se início à quarta etapa do 26º Rallye Aïcha des Gazelles.