Elisabete Jacinto e France Clèves arrancaram esta manhã para a quarta jornada do 26º Rallye Aïcha des Gazelles, a qual teve início e término na vila marroquina de Izougguerhn. Com uma distância ideal de 160 quilómetros e sete bandeiras para encontrar, a etapa de hoje não ofereceu dificuldades de maior às participantes. A dupla número 402 demorou cerca de 11 horas a cumprir esta especial.
Após terem concluído com sucesso a terceira etapa deste rali, uma difícil maratona que não deu tréguas às participantes, a piloto portuguesa e a sua navegadora, que seguem aos comandos de uma Volkswagen Amarok, subiram duas posições na classificação da categoria Expert. Apesar da dureza e extrema complexidade da etapa maratona, a equipa 402 conseguiu recuperar e figura agora no quinto posto da sua classe com uma penalização acumulada de 58.86 quilómetros. Elisabete Jacinto e Frnace Clèves mantêm, assim, a confiança de chegar a um lugar no pódio.
A piloto portuguesa sabe que para chegar ao fim deste rali bem posicionada terá que manter a concentração no intuito de conseguir minimizar os erros que surgem numa prova desta natureza. Neste momento, as classificações tendem a ficar definidas e qualquer falha pode colocar em causa todo o trabalho realizado. No entanto, na chegada ao acampamento Elisabete Jacinto revelou-se satisfeita com o dia de hoje: “correu tudo bastante bem. Foi uma etapa simples e muito rápida. O piso do percurso era bom e rolámos quase sempre em zonas planas. Os CPs estavam bastante afastados uns dos outros, mas conseguimos encontrá-los sem problemas. Hoje estamos satisfeitas. Chegámos cedo ao acampamento facto que nos permite gerir melhor as nossas tarefas que não são poucas. Depois de concluir uma etapa há sempre uma lista imensa de obrigações que temos que cumprir. Mas, felizmente hoje vamos poder descansar mais”, contou.
Numa altura em que faltam apenas disputar duas etapas, entre as quais uma será maratona, o cansaço começa a fazer-se sentir entre as concorrentes e as viaturas já apresentam muitas mazelas. Para chegar ao fim será essencial gerir com cautela cada quilómetro. Amanhã disputa-se a quinta etapa deste grande evento de navegação que é o único no mundo onde apenas são admitidas mulheres.
segunda-feira, 28 de março de 2016
Elisabete Jacinto recupera e mantém objetivo de chegar ao pódio
Publicado em segunda-feira, março 28, 2016