terça-feira, 29 de março de 2016

Elisabete Jacinto determinada em cumprir os objetivos

A piloto portuguesa Elisabete Jacinto, navegada pela belga France Clèves, completou esta tarde a quinta e penúltima etapa do 26º Rallye Aïcha des Gazelles. A dupla número 402 iniciou bem cedo esta jornada que ligou Izougguerhn e Mhamid, vilas do interior de Marrocos, e ultrapassou com sucesso o percurso que tinha como distância ideal 170 quilómetros tendo demorado cerca de 13 horas a validar com exatidão os oito pontos de passagem obrigatórios.

 Elisabete Jacinto que integra a categoria Expert, composta pelas participantes mais experientes deste rali 100% feminino, figura no sétimo posto da sua classe com um total de 67.28 quilómetros acumulados, após ter sido finalizada a 4ª etapa do evento. A dupla luso-belga não perde a motivação de chegar ao objetivo proposto e reconhece que a última jornada, uma difícil etapa maratona que vai cruzar as complexas dunas do Erg Chegaga e o imenso lago seco Iriki, será decisiva. Aliás, até aos últimos quilómetros do rali tudo fica em aberto até porque os erros e os problemas mecânicos podem suceder em qualquer momento. Desta forma a gestão prudente da prova terá que ser uma preocupação constante das concorrentes.

 Na chegada ao acampamento Elisabete Jacinto revelou como decorreu a jornada de hoje: “foi um dia bom. Conseguimos fazer boas opções ao longo do percurso e penso que fizemos um bom trabalho. Tem sido uma prova bastante disputada pois as concorrentes Expert são muito eficientes e não nos dão espaço para errar. Temos dado o nosso melhor para fazer uma boa prova. Mais uma vez foi um dia bastante longo e cansativo e amanhã temos pela frente mais uma etapa maratona. Vamos continuar com perseverança e aguardar para ver o que o deserto nos destina nos próximos dois dias”, afirmou a portuguesa

 O Rallye Aïcha des Gazelles está a aproximar-se rapidamente do final. Amanhã as concorrentes cumprem a sexta e última etapa desta prova de navegação única no mundo. Esta será a segunda jornada maratona desta competição onde, mais uma vez, as participantes terão dois dias para completar o percurso proposto pela organização. Esta jornada será, sem dúvida, categórica para definir a classificação final.