sábado, 19 de março de 2016

am Racing Team chega ao final da primeira prova do ano depois de muito esforço e alguns sobressaltos

- Prova difícil condicionada por muita chuva e lama foi um duro teste para todos. 

- Pneus inadequados e constante embaciamento dos vidros limitaram desempenho. 

- Piloto e navegador cumpriram os objetivos e chegaram ao final em oitavo..

 Depois de um dia em que apenas o prólogo foi disputado, perto de Valongo, a equipa am Racing Team partiu confiante para segunda etapa da prova, disputada mais a norte, na zona de Amarante e de Baião, sobre pisos extremamente escorregadios, por causa das chuvadas caídas durante a noite, para os quais a escolha dos pneus se mostrou determinante, para quem queria alcançar um bom resultado, nesta prova de estreia do CNTT 2016.

 Pneus que foram a grande condicionante do desempenho da equipa Alexandre Mota / Aníbal Mendonça, a estrear na prova o novo Nissan Proto da categoria T1, já que durante os dois setores disputados com paragem intermédia em Amarante, nunca piloto ou navegador tiveram um momento de descontração, sendo necessário manter concentração máxima, para evitar uma saída de pista, mais do que provável a qualquer momento, tal como confirma o piloto:

“Foi uma prova de estreia muito difícil. Fomos obrigados a rodar sempre muito devagar, pois o carro escorregava de um lado para o outro na estrada, mesmo a velocidade muito reduzida, o que, desde os primeiros quilómetros nos retirou toda a confiança, mantendo-nos em concentração máxima, para evitar qualquer acidente, que esteve para acontecer por diversas vezes. 

 A juntar a este grande problema, o vidro da frente estava constantemente embaciado, apesar de ter levado o tratamento adequado antes da partida. Por vezes tinha que deixar de conduzir, ou o Aníbal de ditar notas, para limparmos o vidro por dentro, o que ainda nos atrasou mais. 

Foi um grande esforço, mas conseguimos chegar ao fim e com 300 km percorridos posso afirmar que começo a conhecer alguns limites do carro, já que por diversas vezes a sua eficácia foi testada e avaliada, durante um percurso extremamente escorregadio e traiçoeiro. Conseguimos chegar em oitavo e acho que foram os nossos primeiros pontos, bem merecidos, depois de tanto esforço.”