Piloto da Yamaha está apenas a 1s do 4º lugar e a 1m19s do pódio
Com um desempenho notável Hélder Rodrigues venceu hoje a 12ª etapa do Dakar a mais longa deste rali e com o segundo maior troço cronometrado da prova. Foi a oitava vitória em etapas do Dakar do agora piloto da equipa oficial da Yamaha que, aos comandos da sua WR450F Rally, foi o quarto a partir para a etapa que ligou San Jose a Villa Carlos Paz. Seria todavia o primeiro a chegar ao final dos 481 km depois de ter ganhou 7m32s ao australiano Toby Price o líder deste Dakar 2016. Posteriormente foi-lhe averbada uma penalização de três minutos da qual se desconhece a razão.
Mas, mais do que o tempo ganho a Price, o importante foi o tempo que ganhou tanto a Pablo Quintanilla como a Kevin Benavides. Concluída a etapa e acrescentada a penalização, o piloto português passou a ocupar o 5º lugar a 4m19s do lugar de pódio ocupado pelo piloto chileno e a apenas 1s do argentino.
“Foi um excelente dia para mim e para toda a equipa Yamaha. Era uma especial difícil mas senti que era esta a minha oportunidade de atacar e finalmente consegui vencer! Na primeira semana estive doente e no início desta segunda semana tive problemas com o ombro, mas agora já estou OK e continuo na luta. Hoje pude atacar. Andei forte e isso deu-me imenso prazer. Tanto para mim como para a Yamaha esta vitória é muito importante. Ataquei para tentar melhorar a minha classificação, mas o importante é que o fiz em segurança Vou estar concentrado até ao fim e seguramente atacarei na derradeira especial”, referiu o piloto da equipa oficial da Yamaha à chegada a Villa Carlos Paz.
A etapa de amanhã, a derradeira deste rali liga Villa Carlos Paz a Rosario e compreende uma especial cronometrada com 180 quilómetros de extensão.