Temporada terminou em ambiente de festa
Chegou ao fim a oitava temporada do Desafio Total Mazda. A única competição monomarca do panorama do TT Nacional voltou a ter uma jornada muito animada em Fronteira, até porque à partida para esta derradeira prova estava tudo por decidir, quer em relação ao “campeão” quer no tocante à conquista do segundo lugar.
Uma vez mais ficou bem patente a competitividade do Desafio Total Mazda bem como as capacidades dos Mazda Proto, reveladas numa prova de extrema dureza e que em termos de quilómetros equivale, por si só, ao somatório de todas as provas anteriormente disputadas.
Com pontuações a distribuir pela classificação às 12 e às 24 Horas, João Rato sabia que tinha boas hipóteses de, a meio do evento, arrecadar o seu terceiro título. Pois tal acabou mesmo por acontecer, com a equipa liderada pelo piloto de Portalegre a terminar a primeira metade da corrida na liderança do Desafio, garantindo de imediato mais um título. Acompanhado por Vítor Caeiro, João Peraboa, Daniel Russo e Roberto Borrego no Mazda Proto com as “cores” da Hydraplan, Rato acabou por realizar uma prova praticamente isenta de problemas.
A equipa fez uma gestão criteriosa do esforço vencendo e convencendo numa edição das 24 Horas TT Vila de Fronteira marcada pela dureza dos pisos e... sem chuva, facto importante na estratégia delineada pela totalidade das equipas em prova. Visivelmente satisfeito com o resultado obtido em Fronteira, mas também com a conquista de mais um título, João Rato assumiu que “foi uma prova que nos correu muito bem! A equipa e os pilotos que dela fizeram parte estiveram em grande plano e na realidade a única coisa que nos atrasou na prova foram furos... Isto prova o bom trabalho feito na preparação da prova e que acabou por resultar em mais um triunfo e na conquista do Desafio. Estou muito contente e tenho que dar os parabéns a todos por uma época fantástica.”
Rui Lopes/Paulo Navalhinhas/João Pais/Durval Costa/Francisco Cabral tiveram uma jornada com alguns sobressaltos mas que acabaram por não ser suficientes para os impedir de alcançar a segunda posição este fim-de-semana. A equipa apoiada pelo Concessionário Mazda Hydraplan rodou quase sempre entre as mais rápidas do Desafio Total Mazda, mas ao início da manhã a junta da cabeça do Mazda Proto cedeu ao esforço provocado por um pico de temperatura levando a uma longa paragem. Ainda assim a boa performance até esta altura permitiu-lhes cortar a meta e uma vez mais no pódio. No final, Rui Lopes, revelava que “foi uma prova dura a vários níveis e a verdade é que não foi fácil terminar. Conseguimos mais um pódio aqui em fronteira e isso deixa-me, naturalmente, satisfeito. Porém acho que não me esqueço desta corrida tão depressa...”
Na terceira posição nesta última batalha do ano ficou a formação quem tem como “cabeça de cartaz” o também portalegrense Etelvino Carvalho, vencedor do Desafio Total Mazda em 2013. Este foi um fim-de-semana pleno de adversidades para a equipa apoiada pelo Concessionário Mazda Elpídio e Horácio e da qual faziam ainda parte Valter Cardoso, Luís Dias e Francisco de Almeida. Além de pequenos percalços que foram surgindo, a equipa teve uma paragem de mais de três horas na sequencia de um capotamento, que deixou uma série de mazelas no Mazda Proto com o número 74.
O terceiro lugar no Desafio em Fronteira e a segunda posição no final da temporada não eram de modo algum aquilo que o Etelvino Carvalho ambicionava para a temporada agora finda, com o piloto a esclarecer que “esta prova não foi diferente daquilo que se passou durante as anteriores rondas do Desafio. Tivemos uma série de problemas que nos impediram de imprimir o andamento que nos permitisse lutar pela vitória. Foi uma época difícil em que o objectivo era, obviamente, ganhar. Todavia, as corridas são mesmo assim e a verdade é que chegámos ao fim aqui em Fronteira e assegurámos o segundo lugar no Desafio...”
Quanto a Bruno Oliveira (Hydraplan), acompanhado Rui Neves, José Pimenta e Luis Godinho também viu a sua prova terminar de forma prematura. Depois de alguns problemas iniciais que os fizeram perder algumas voltas, a equipa parecia ter condições para recuperar posições na tentativa de permitir ao piloto de Ourém manter viva a luta pelo segundo lugar no Desafio. Todavia, a quebra da caixa da velocidades a cerca de oito horas do final da corrida, ditou o abandono.
Com estes resultados, João Rato passou a ser o recordista de vitórias no Desafio Total Mazda, com três triunfos, conquistados em 2011, 2012 e 2015, sendo que nesta temporada a equipa que lidera conquistou quatro vitórias em provas (Baja TT Proença-a-Nova/Oleiros/Mação, Baja TT Idanha-a-Nova, Baja 500 Portalegre e 24 Horas TT Vila de Fronteira). O resultado final em termos de Desafio Total Mazda foi a conquista dos títulos de pilotos, por João Rato, e de navegadores, João Ratinho.
Terminada mais uma temporada de TT, chega o período do defeso, que permitirá às equipas prepararem mais uma época cujos detalhes relativos ao Desafio Total Mazda serão revelados após serem conhecidas quais as provas integrantes do Campeonato Nacional de TT 2016. É já certo que a Mazda Motor de Portugal e a Total darão corpo à nona edição consecutiva do Desafio, sendo esperada forte adesão em termos de equipas!
segunda-feira, 30 de novembro de 2015
João Rato ganhou em Fronteira e venceu Desafio Total Mazda 2015
Publicado em segunda-feira, novembro 30, 2015