Foram quase oito segundos que Cédric Duplé, um dos pilotos que corre no AC Nissan Proto de Mário Andrade, tirou ao melhor tempo alguma vez realizado no Terródromo de Fronteira. O francês o BMC JMS EV2 estabeleceu o registo de 9m30,67s, menos 7,35s do que a anterior melhor marca assinada por José Pedro Fontes em 2013, e assegurou novo recorde no circuito alentejano.
Alexandre Andrade, Cédric Duplé, Yann Morize e Miguel Campos partem, assim, da pole-position para a corrida da 18ª edição das 24 Horas TT Vila de Fronteira. A equipa do AC Nissan Proto partilha a primeira linha da grelha com o Nissan MGR 206cc de Antoine Galland, que ficou a 27,12s do melhor tempo na sessão de treinos cronometrados. O terceiro mais rápido foi o BMC Emmepi de Paolo Bacella, a 31,58s da pole.
Para Alexandre Andrade, o recorde alcançado deve-se a um conjunto de factores. “As condições da pista e o tempo seco tornam tudo mais rápido. Além disso, trocámos o motor do carro que já tinha muitos quilómetros. Este funciona melhor do que o anterior. Também está a travar melhor e mudámos de marca de pneus”, disse o jovem piloto que amanhã terá a responsabilidade de fazer a partida no AC Nissan Proto.
Este registo não é, porém, representativo para o resultado final, no domingo. “É bom partir em primeiro, mas não é importante. É uma maneira de mostrar que estamos cá e está tudo a funcionar bem”, explica.
Os treinos cronometrados foram dominados pelos carros da categoria E, reservada aos modelos que habitualmente disputam o campeonato de resistência francês. Em oitavo surge o melhor T1 que é, também, a melhor formação totalmente portuguesa. Alejandro Martins, Ricardo Porém, Paulo Marques e João Rosa demoraram 10m17,89s a cumprir os mais de 17 quilómetros do Terródromo com um Mitsubishi Pajero.
A equipa vencedora no ano passado, com o Caze Nissan Buggy pilotado por Jean Cristophe Brochard, Stéphane Santucci e Mickael Caze, ficou com o 14º melhor tempo da sessão.
sábado, 28 de novembro de 2015
AC Nissan Proto da família Andrade pulveriza recorde do Terródromo
Publicado em sábado, novembro 28, 2015