sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Sébastien Loeb e Daniel Elena completam o seu primeiro rallye-raid com o PEUGEOT 2008 DKR15+

Ao volante do PEUGEOT 2008 DKR15+, a dupla Sébastien Loeb/Daniel Elena alcançou o final do seu primeiro rallye-raid. Esta estreia, bem como os quilómetros aumulados pela nova viatura, nas mãos de Carlos Sainz, permitiram ao Team Peugeot Total continuar a sua preparação para o Dakar 2016.

 Após o abandono do PEUGEOT 2008 DKR16 de Carlos Sainz e Lucas Cruz, na tarde de ontem, Sébastien Loeb foi o único piloto da equipa a partir para a última etapa deste Rallye de Marrocos. Os seus 236 quilómetros cronometrados apresentavam inúmeras dificuldades, sobretudo em termos de navegação. Partindo em terceiro para a etapa, Loeb e Elena completaram as suas aventura marroquinas com um furo e uma sessão de «jardinagem», encerrando assim a primeira fase da sua iniciação no mundo dos rallye-raids.

 Estes vastos quilómetros percorridos significaram, também, uma preciosa contribuição para a preparação do Team Peugeot Total para o Dakar 2016. Um processo que irá prosseguir, entretanto, já a partir da próxima semana de uma forma intensiva, estando previstos oito dias de testes em Erfoud (Marrocos) com o PEUGEOT 2008 DKR16, ao volante do qual as quatro equipas do «Dream Team» se dividirão, a fim de continuarem o seu desenvolvimento.

 Bruno Famin, director da Peugeot Sport: «O balanço é positivo, pois viemos a Marrocos com o objectivo de percorrer o máximo de quilómetros. Não o conseguimos totalmente, pois o PEUGEOT 2008 DKR16 teve que abandonar a um dia do fim. Apesar disso, existem numerosos pontos positivos, como o nível de performance do novo carro. Vencemos duas etapas e estávamos na frente do rali quando isso aconteceu. Foi positivo também ao nível da fiabilidade, mesmo se ainda existem alguns problemas a resolver. Esse era um dos objectivos: identificar esses problemas em condições de corrida. No outro carro, a ideia era que a dupla Sébastien Loeb/Daniel Elena acumulasse experiência. E eles conseguiram-no, mesmo se lhes faltaram algumas dezenas de quilómetros. Ficaram a conhecer várias armadilhas, condições de estrada muito variadas e uma navegação complicada... Penso que a densidade da formação que eles tiveram nestes últimos cinco dias foi ao mesmo tempo elevada e eficaz.»

 Sébastien Loeb, PEUGEOT 2008 DKR15 + nº 312 (13º na etapa, + 12m11s): «O balanço deste primeiro rallye-raid é, acima de tudo, muito positivo. Divertimo-nos bastante e ao nível das performances vimos que podemos estar no bom ritmo, nas pistas rolantes, onde a condução é muito importante. Quando chegámos às dunas ou às pistas com muita vegetação, é preciso termos um pouco mais de cuidado, pois ainda são complicadas para nós. Quando há pistas escondidas ainda temos um pouco de dificuldade em encontrá-las. Em todo o caso, esta experiência permitiu-nos identificar os nossos pontos fortes e os nossos pontos fracos, pelo que sabemos agora em que direção trabalhar.»

 RALLYE DE MARROCOS 2015 Classificação 5ª Etapa
 1. Giniel de Villiers (ZAF)/Dirk Von Zitzewitz (ZAD~F) Toyota Hi-Lux, 3h09m38s
2. Bernhard ten Brinke (NL)/Tom Colsoul (B) Toyota Hi-Lux, + 50s
3. Vladimir Vasilyev (RU)/Konstantin Zhltsov (RU) Toyota Hi-Lux, + 2m49s
4. Mikko Hirvonen (FIN)/Michel Perin (F) Mini All 4 Racing, + 2m52s
5. Leeroy Norman Poulter (ZAF)/Robert Duncan Howie (ZAF) Toyota Hi-Lux, + 3m20s
(...)
13 Sébastien Loeb (F)/Daniel Elena (F) PEUGEOT 2008 DKR 15 +, + 12m11s (...)