domingo, 18 de outubro de 2015

João Ratinho conquista ceptro de Navegadores

Já é conhecido o nome de um dos vencedores do Desafio Total Mazda 2015: João Ratinho. De facto, em vésperas da Baja Portalegre 500 e com as 24 Horas de Fronteira a não contar para este particular, o navegador de João Rato, que por sua vez é líder entre os Pilotos, está afastado de qualquer surpresa de última hora, já podendo festejar a conquista do ceptro dos Navegadores, fruto dos actuais 28 pontos de avanço que tem sobre o seu mais próximo adversário.

“Com 28 pontos de vantagem, quando estão em jogo apenas 25, já ninguém pode bater-me, porque a prova de Fronteira não é pontuável para os Navegadores, já que somente contam para o Desafio Total Mazda as provas em linha,” refere o novo laureado, que sucede, assim, a Miguel Sanchez, o vencedor de há um ano.

 Para João Ratinho, esta é a melhor forma de se estrear no banco do lado direito, ele que já fazia parte da equipa há mais tempo, mas “como responsável pelas filmagens e fotos”, tendo alguma experiência anterior no TT, mas como piloto: “Fiz o antigo Troféu Terrano e algumas provas com um Nissan, antes do Desafio Mazda começar. Este ano, o João acreditou em mim e nas minhas capacidades e convidou-me para o acompanhar no projecto, mas no banco do lado direito. Aceitei e foi com enorme satisfação que percebi que me adaptei muito bem pois, embora sem qualquer experiência de navegação em competição, nos últimos anos tenho trabalhado com o Clube Aventura e o ACP, ajudando na preparação das suas provas e na marcação dos percursos e, para isso, é preciso também saber ler um roadbook.”

 Quanto a João Rato, este não pode, ainda, celebrar um potencial terceiro título de Condutores, pois há ainda muito por decidir: “É verdade. Tenho os mesmos 28 pontos de avanço do meu navegador, mas há ainda duas provas pela frente, com um total de 75 pontos em jogo, pois Fronteira tem pontuação a dobrar. Ou seja, os Navegadores têm quatro provas no calendário, mas os Pilotos têm seis.”

 Juntos, começaram o presente ano com um 2º lugar na Baja TT Reguengos, prova inaugural do Desafio Total Mazda 2015, a que se seguiram dois triunfos, na Baja TT Proença/Oleiros/Mação e Baja TT Idanha-a-Nova. Agora, em Portalegre, a dupla João Rato/João Ratinho vai tentar dar continuidade ao ascendente até aqui demonstrado, uma vez que ganhar é condição indispensável para que o piloto possa ir para a última prova com o título de Campeão no bolso: “Isso seria ouro sobre azul, irmos para Fronteira, onde estarão em jogo 50 pontos, com o título garantido para o João,” acrescentou o novo vencedor entre os Navegadores.

 Para já, João Ratinho salienta o facto de ambos estarem a dominar o panorama do Desafio Total Mazda 2015 “com um Mazda CX5 que é o único carro totalmente Mazda e quase sem nenhuma preparação. O nosso carro tem a mecânica da nossa antiga BT50, o motor 2.5 diesel antigo, que na origem tinha 143 cv, e uma caixa de cinco velocidades manual, estando a lutar contra verdadeiros protótipos, com caixas sequenciais e motores de outras marcas! Isso dá-nos um tremendo orgulho e salienta ainda mais o nosso esforço até aqui realizado e a grande fiabilidade do nosso carro.”

 Faltam, assim, duas jornadas para o cair do pano do Desafio Total Mazda 2015, a Baja Portalegre 500 (a correr-se de 22 a 24 Outubro) e as 24 Horas de Fronteira (de 26 a 29 de Novembro). Uma delas irá decidir o vencedor entre os Pilotos, um troféu que também pode ser reclamado por Etelvino Carvalho ou Bruno Oliveira, por oposição ao actual líder João Rato.

 Desafio Total Mazda/Navegadores (após 3 provas, de um total de 4)

1º João Ratinho, 68 pontos
 2º Pedro Marcão, 40 pontos
 3º Paulo Marques, 18 pontos

 Desafio Total Mazda/Pilotos (após 3 provas, de um total de 5*)

1º João Rato, 68 pontos
2º Etelvino Carvalho, 40 pontos
3º Bruno Oliveira, 18 pontos
* a ultima prova atribui duas pontuações