quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Quatro buscam vitória Mazda em Idanha-a-Nova

João Rato, Etelvino Carvalho, Bruno Oliveira e Rui Lopes! São estes os quatro pilotos Mazda que se apresentam à partida da Baja TT Idanha-a-Nova, prova que sai para a estrada já esta 6ª feira, em nova organização da Escuderia de Castelo Branco. Todos têm claras aspirações à vitória, naquela que é a terceira prova do ano do Desafio Total/Mazda 2015.

 À cabeça da actual classificação desta iniciativa da Mazda e da Total surge João Rato, totalizando 43 pontos. Tal deve-se à vitória conquistada na anterior jornada – a Baja TT Proença/Oleiros/Mação – e ao 2º lugar na Baja TT Vinhos Carmim, com que se abriu esta temporada, sendo aquele que maior margem pontual tem face aos adversários. Segue-se-lhe, a 18 pontos de distância, Etelvino Carvalho, ele que começou o ano em grande com uma vitória caseira na região alentejana, mas que capitulou na prova da Beira Baixa, querendo agora repetir a subida ao lugar mais alto do pódio.

 Igualmente presente com claras aspirações à vitória em Idanha estará Bruno Oliveira, piloto que efectuou, recentemente, uma excelente deslocação até à Hungarian Baja (7ª etapa da World Cup for Cross Country Rallies) para ganhar ritmo e confirmar que os problemas das primeiras jornadas do ano estarão definitivamente sanados. A fechar o lote, esta baja contará com a experiência de Rui Lopes, também ele com o objectivo de procurar os primeiros pontos do ano.

 Acrescente-se que a Baja TT Idanha-a-Nova marca o final da primeira metade do Desafio Total Mazda 2015, ficando a faltar as tradicionalmente mais duras provas do ano, a Baja Portalegre 500 e as 24 Horas de Fronteira, valendo esta última duas pontuações. Prevê-se, por isso, uma grande animação, tal o empenho a que os pilotos das Mazda Proto do Desafio – agora com o visual do crossover CX-5 – se entregam à partida de cada baja em que se apresentam, todos eles com o olhar numa vitória entre os seus pares, tentando folgar a margem pontual entre si.

 A aguardá-los neste terceiro embate do ano está o percurso desenhado em redor de Idanha-a-Nova, compondo-se de duas etapas: uma 1ª Etapa na Sexta-feira constituída por um Prólogo de 6,86 km a correr-se por duas vezes (16h35 e 18h05 para o concorrente nº 1 do Nacional de TT); e uma 2ª Etapa no Sábado, consistindo de um Sector Selectivo de 178,48 km, a cumprir-se por duas vezes (10h05 e 16h00) e dividido por um Reagrupamento em Senhora do Almortão (12h55). A chegada desta Baja TT Idanha-a-Nova 2015 e respectivas celebrações de pódio estão agendadas a partir das 19h05.