sexta-feira, 26 de junho de 2015

Elisabete Jacinto vai participar no Africa Race 2016

A piloto Elisabete Jacinto confirmou a sua presença no rali Africa Eco Race 2016 durante a conferência de imprensa de apresentação da 8ª edição desta grande maratona africana que decorreu ontem no Hotel Altis, em Belém.

 O diretor de prova René Metge esteve presente neste evento e revelou algumas das características que a organização preparou para a edição de 2016. Embora ainda falte confirmar alguns detalhes, a grande inovação será ao nível do local de partida que, desta vez, será dada da cidade do Mónaco. Desta forma, o embarque será efetuado em Sète pelos que os concorrentes permanecerão no barco durante duas noites, desembarcando já em Marrocos na cidade de Nador. Os participantes abordarão de seguida, tal como é habitual, as magníficas pistas de Marrocos, Mauritânia e Senegal terminando na emblemática cidade de Dakar. O diretor de prova prometeu também a diminuição das ligações necessárias para a passagem das fronteiras com consequente aumento da extensão dos percursos cronometrados o que, de facto, é do agrado dos concorrentes.

 René Metge fez questão de salientar os vários aspetos que tornam esta prova única no quadro das várias competições de todo o terreno: "para além de constituir um verdadeiro desafio para quem nela participa, em virtude da sua grande extensão e dureza do terreno, o regulamento permite que uma equipa possa continuar em prova mesmo depois de ter sofrido um problema mecânico. O nosso objetivo é permitir que todos cheguem a Dakar. Somos uma organização que escuta os pilotos para que, dessa forma, seja possível melhorar nos vários pormenores. O nosso objetivo é fazer com que os concorrentes percebam e sintam que esta prova é feita para eles. Na realidade com esta atitude, por exemplo, temos vindo a diminuir muito o número de acidentes no terreno" referiu Rene Metge.

 Para Elisabete Jacinto, a sua sétima participação nesta grande maratona é sinónimo de trabalho e perseverança: “para mim este rali é sempre um enorme desafio. Trabalho imenso para participar nesta prova e é sempre uma aventura fazer o Africa Race. Estou a contar com uma edição bastante difícil, como é habitual, e acredito que será um rali bastante duro onde terei que enfrentar adversários fortes. As dunas da Mauritânia serão o meu grande problema. Sei que teremos etapas um pouco mais longas. Mas, acima de tudo, espero que seja um bom rali” contou a piloto no final da conferência de imprensa.

 O Africa Eco Race 2016 começa no dia 27 de Dezembro de 2015, no Mónaco, e termina no dia 10 de Janeiro de 2016 junto ao mítico Lago Rosa em Dakar, no Senegal.