Desde o final do Dakar 2015 que o Team PEUGEOT Total não parou de trabalhar no desenvolvimento das diferentes evoluções técnicas para o PEUGEOT 2008 DKR, ao mesmo tempo que tem realizado as mais diversas sessões de testes. Um programa que se vê agora complementado com a participação no China Grand Rally, já no próximo verão (de 29 de Agosto a 12 de Setembro).
A agenda do Team PEUGEOT Total para 2015 está bem preenchida, tendo em vista a edição de 2016 da prova rainha dos eventos de rally raid, o Dakar, cujos principais eixos do percurso acabam de ser revelados.
«É consistente com o que esperávamos. Vamos começar com a areia do Perú, algo que não nos é de todo desagradável! Em seguida, as etapas a grande altitude e, finalmente, as especiais do tipo WRC, onde a tracção às duas rodas nem sempre é uma vantagem. Trata-se de uma prova mais equilibrada do que o percurso de 2015. Em qualquer dos casos, nós não estávamos à espera destas informações para trabalhar em todos os aspectos deste jogo!», explica Bruno Famin, Director da PEUGEOT Sport.
Sessões de testes e confiança no futuro
Motor, suspensões, chassis, todas as áreas são alvo de estudo e avaliação. Em Fevereiro, a equipa realizou testes de motores na região de Paris. Algumas semanas mais tarde, foi em Saragoça (Espanha) que os três pilotos – Carlos Sainz, Stéphane Peterhansel e Cyril Despres – fizeram bastantes quilómetros ao volante dos PEUGEOT 2008 DKR. «Temos uma sessão de testes programada por mês até ao Dakar 2016», adianta Bruno Famin. «Estamos confiantes com o conceito e com o potencial de evolução do carro, sendo a maior complexidade o timing, que é muito apertado. O nosso programa de desenvolvimento e de testes é ambicioso. Sabemos que esperam muito de nós, mas também esperamos muito em termos de desenvolvimento para que possamos ter condições para lutar pelas vitórias. Já fizemos progressos em termos de performance do motor, mas também ao nível do peso. Vamos agora trabalhar nas suspensões para aumentar a velocidade de transposição dos obstáculos. Do lado do chassis, pretendemos melhorar a estabilidade do PEUGEOT 2008 DKR, aumentando a largura das vias e a distância entre eixos, ambas em cerca de 20 cm. Esta última e importante evolução apenas será visível no Dakar 2016.»
Novos testes e uma prova grande no programa
A partir do final de Agosto e durante 15 dias, dois PEUGEOT 2008 DKR irão abordar o Grand China Rally. Será a terceira edição desta prova com 7 000 quilómetros de extensão, a qual será apresentada em detalhe em Junho próximo.
O Team PEUGEOT Total irá alinhar com duas equipas 100% francesas. Uma viatura será confiada a Stéphane Peterhansel e Jean-Paul Cottret, dupla que está actualmente em Xangai para promoção da sua presença no Grand China Rally. O outro PEUGEOT 2008 DKR será conduzido por Cyril Despres, sendo ali acompanhado por David Castera. O piloto continuou a sua aprendizagem no mundo das quatro rodas, com participações com carros de características diferentes. Fez ralis num 208 R2, mas também andou na 208 Racing Cup. Em breve irá fazer uma prova da RCZ Racing Cup, tudo isto intercalado com sessões de testes com o PEUGEOT 2008 DKR!
O que eles disseram…
Carlos SAINZ: «Iniciámos rapidamente os trabalhos de desenvolvimento para 2016, algo que foi necessário dado que temos um grande trabalho de desenvolvimento do carro pela frente. Fizemos um teste em Espanha, onde se confirmaram alguns progressos ao nível do motor, e desta vez, estamos em Marrocos para continuar com o seu desenvolvimento. Espero ansiosamente por grandes evoluções ao nível do chassis para ganhar maior confiança com o carro. Temos que estar nas melhores condições no início da próxima edição do Dakar, nomeadamente porque os conteúdos apresentados pelo ASO para a edição de 2016 são, na minha opinião, bastante prometedores em termos de dificuldade.»
Stéphane PETERHANSEL: «Após o Dakar e como de costume, desliguei-me por completo para conseguir recuperar da prova. O tempo passou a correr desde os debriefings até aos primeiros testes. Até à data participei em três sessões, num plano de acção que me parece promissor. Em paralelo, participei em acções promocionais em Genebra, Vesoul [França] e Xangai, entre outras, para falar sobre o China Grand Rally [CGR]. Estou muito contente com este novo compromisso, porque é importante participar em provas para se conseguir manter um bom nível e mantermo-nos competitivos. Quando se é piloto também se precisa de adrenalina, de sensações e de emoções! Mas também estou muito satisfeito por regressar à China, onde há uma variedade incrível de terrenos. Gostei de disputar o Paris-Moscovo-Pequim há alguns anos e de atravessar o país do ocidente para oriente. Há um enorme potencial de traçados que se podem escolher. Não sei se iremos correr nas mesmas pistas, mas uma coisa é certa, este será um rali muito bom. O CGR tem todas as características de uma prova que poderá evoluir, crescer, sendo mesmo talvez digna de um evento como o Dakar…»
Cyril DESPRES: «Desde a minha chegada à PEUGEOT que tudo tem acontecido muito rapidamente. Eu não sabia o que esperar. No regresso do Dakar pedi um tempo para reflectir, fazer uma triagem e questionar-me. A partir daí já conduzi no gelo, em circuitos e eu tenho a impressão de ter atingido um novo patamar quando testei o 208 R2 e, depois, o conduzi como ‘carro 0’ no Rali dos Causses, em França. Antes faltava-me agressividade ao volante, mas agora consigo ver-me como piloto de automóveis, em vez de motos! O nosso teste com o PEUGEOT 2008 DKR aqui em Marrocos representa o meu regresso ao activo e estou muito satisfeito com este excelente primeiro dia de testes. Senti-me confortável no carro, entendi-o melhor. Também andei pela primeira vez com o David, que substituiu o Gilles Picard, que só me pôde acompanhar no Dakar. Estou à vontade com o David, que conheço há 15 anos, já desde o tempo das motos.»